Total de mortos pelo coronavírus sobe para 25 na China

@e_luosi/Twitter/Reprodução

Da Agência Brasil

O número de mortes decorrentes de infecção pelo novo tipo de coronavírus detectado na China aumentou para 25, segundo informaram nesta quinta-feira (23) autoridades chinesas. O total de pessoas afetadas já é superior a 610. Duas cidades chinesas estão atualmente em quarentena.

Além da Wuhan, também foi isolada Huanggang, a cerca de 65 quilômetros.

Nessas duas cidades chinesas em quarentena, os transportes públicos foram suspensos e os restaurantes, os cinemas e diversos espaços públicos foram fechados, de forma a evitar a propagação do vírus.

Suspeita em BH

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou na tarde desta quarta-feira (23) que investiga um caso de coronavírus em Belo Horizonte. De acordo com a SES-MG, a mulher é brasileira e esteve em Shangai, na China. Ela desembarcou na capital mineira no último sábado (18) e o caso foi notificado três dias depois, nessa terça-feira (21). A paciente tinha sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda.

Até o momento, segundo o órgão, o caso foi notificado e é tratado como suspeito para o novo Coronavírus justamente pelo contexto epidemiológico do país em que ela esteve, a China. “Apesar de não apresentar qualquer sinal indicativo de gravidade clínica, a paciente foi conduzida rapidamente para o HEM (Hospital Eduardo de Menezes) para observação cuidadosa em ambiente hospitalar”, diz um trecho do comunicado.

No entanto, minutos depois, o Ministério da Saúde divulgou uma nota desmentindo a secretaria mineira. A Pasta explicou que não há relatos de transmissão ativa do microrganismo em Xangai, onde a paciente esteve.

“O caso noticiado pela SES/MG não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo em vista que o paciente esteve em Xangai, onde não há, até o momento, transmissão ativa do vírus. De acordo com a definição atual da OMS, só há transmissão ativa do vírus na província de Whuan”, informou a pasta.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!