Em casa! Empresas ‘dão folga’ a funcionários por medo de temporal nesta sexta

Amanda Dias/BHAZ + Defesa Civil/Divulgação + Google Street View/Reprodução

Empresas e órgãos públicos de Belo Horizonte e da região metropolitana decidiram decretar ponto facultativo, ou liberar funcionários para que trabalhem de casa nesta sexta-feira (24). As medidas são baseadas na possibilidade de a capital receber um temporal ao longo do dia de amanhã. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que a chuva tenha um volume aproximado de 120 milímetros, algo considerado fora do normal.

A Prefeitura de Betim, na Grande BH, informou que “não haverá expediente nas repartições públicas […], exceto serviços de urgência e emergência”. O Executivo ainda pediu “compreensão dos empresários e empregadores para adequar o horário do expediente, a fim de liberar os funcionários antes do pico da chuva, previsto para às 16h”.

Já em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse, em coletiva, que a cidade não dará ponto facultativo. “Não, não. A prefeitura está em alerta total, como vamos dar ponto facultativo? Nós precisamos é dobrar o expediente”, disse.

A cidade de Contagem, muito atingida pelas chuvas, também não terá ponto facultativo. Por nota (leia abaixo na íntegra), a prefeitura “convoca todos os servidores municipais a se unirem em uma corrente de mobilização para atendimento a possíveis atingidos pela chuva”.

O Governo de Minas Gerais também decidiu não decretar ponto facultativo. “A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já está trabalhando com o plano emergencial para atuação em todo do estado”, diz trecho da nota.

O Tribunal Regional do Trabalho decidiu “suspender o expediente nos prédios das unidades de 1º grau da capital e região metropolitana, a partir das 12h”.

Empresas

A Anglo American, uma das maiores empresas de mineração do mundo, permitirá que os funcionários trabalhem em casa, uma sugestão que surgiu a partir do RH. A orientação foi tomada por conta do valor segurança.

A Agência Open, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de BH, decidiu liberar os funcionários para trabalhar em casa. “Vamos fazer home office, aí hoje estamos fazendo uma força-tarefa para organizar pautas, subir arquivos, etc”, explica Roberta Girão, coordenadora da equipe de marketing.

Em uma clínica na região da Pampulha, os funcionários serão liberados na parte da tarde. “Decidimos fazer isso por conta das fortes chuvas. Teve uma vez que uma chuva de menor intensidade atingiu aqui e arrancou telhado e uma porta de vidro, imagina essa de agora então. Eu tinha uma agenda à tarde com muitos médicos e eles cancelaram, por medo de vir para cá. Aí achamos melhor dispensar os funcionários e encerrar tudo”, disse Frederico Macedo, diretor-proprietário do Centro Médico Santa Amélia.

Localizada no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, uma galeria de lojas também não funcionária nesta sexta-feira “por questões de segurança”.

Previsão de chuva volumosa

A Defesa Civil explica que há uma previsão de chuva forte, que pode chegar a 120 milímetros nesta sexta. Por causa disso, a prefeitura de BH instalou um comitê no COP (Centro Integrado de Operações), de maneira preventiva. A força-tarefa é composta por representantes da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O órgão municipal informou ainda que não é preciso se desesperar por conta dos temporais de sexta-feira. A Defesa Civil reforça, porém, que, durante o temporal, não se deve trafegar por vias sujeitas a alagamentos.

Nota da Prefeitura de Contagem

“A Prefeitura de Contagem informa que não haverá ponto facultativo nesta sexta-feira (24 de janeiro de 2020).

A Administração Municipal convoca todos os servidores municipais a se unirem em uma corrente de mobilização para atendimento a possíveis atingidos pela chuva.

Portanto, todos os servidores estarão empenhados na colaboração com o Gabinete de Crise criado pela Prefeitura para atendimento imediato e ações preventivas relacionadas à chuva”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!