Alerta! BH terá chuva de forte intensidade ao longo das próximas três horas

Amanda Dias/BHAZ + Divulgação/Igam + Guilherme Gurgel/BHAZ

Do Igam

Mais de 50 cidade de Minas Gerais têm previsão de chuva severa, que pode ser acompanhada por granizo e vendaval, ao longo desta sexta-feira (24). O alerta foi emitido pelo Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) por conta da continuidade das chuvas que acometem o Estado desde a noite de quarta-feira (21), em função da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

O fenômeno está estacionado na faixa Centro/Oeste/Leste de Minas e gera consequências diretas às regiões Central, Metropolitana, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Para as cidades destas localidades são esperadas chuvas com volumes entre 150 e 200 milímetros, até a manhã deste sábado (25).

As regiões Noroeste, Norte, Central, Jequitinhonha, Rio Doce e Campo das Vertentes devem ter precipitações variando em 80 e 120 milímetros neste período.

Divulgação/Igam

Em Belo Horizonte e região metropolitana, a previsão do Igam é de que as condições climáticas permaneçam como na quinta-feira: chuva ininterrupta, nublado e pancadas de chuva com intensidade moderada, intensa e forte. Nesta tarde, por volta das 16h30, a Defesa Civil de BH também alertou para a possibilidade de pancadas de chuva localizadas e de forte intensidade no decorrer das próximas três horas.

Lista de cidades afetadas

Belo Horizonte e RMBH, Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Patrocínio, Uberaba, Araxá, Passos, Pimhui, São Sebastião, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Campo Belo, Varginha, São Lourenço, Lavras, Andrelândia, Juiz de Fora, São João del Rei, Oliveira, Formiga, Divinópolis, Bom Despacho, Patos de Minas, Paracatu, Três Marias, Pará de Minas, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Cataguases, Ubá, Viçosa, Muriaé, Ouro Preto, Ponte Nova, Manhuaçu, Itabira, Sete Lagoas, Curvelo, Pirapora, Unaí, Conceição do Mato Dentro, Ipatinga, Caratinga e Aimorés.

Dicas de segurança

  • Em meio ao risco de tempestades severas, confira algumas dicas de segurança da Defesa Civil de Minas Gerais, para serem adotadas durante a chuva:
  • Evite ruas e avenidas sujeitas a alagamentos, mudando seu trajeto para locais mais seguros;
  • Se estiver dirigindo, não tente atravessar vias com água acima da metade da roda (observe outros carros);
  • Em casa, desligue os aparelhos elétricos das tomadas;
  • Procure abrigo em local seguro, alto e seco, ou no ponto de refúgio de seu bairro;
  • Não retorne à área de risco até a liberação pelas autoridades competentes;
  • Não fique em campo aberto, nem próximo a árvores ou postes;
  • Não caminhe, brinque, atravesse ou dirija em locais alagados;
  • Seja solidário. Ajude quem necessitar, mas sem se expor a riscos;
  • Para que você não tenha seus aparelhos queimados por uma eventual descarga elétrica, tire o fio de energia de eletrônicos e eletrodomésticos da tomada.

Alertas

Cadastre-se no serviço de alerta para desastres naturais. Basta enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder à mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil sobre desastres naturais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!