Desabamentos são registrados em Contagem: ‘Aqui está um caos’

Whatsapp/Reprodução

Moradores de Contagem, na região metropolitana da capital, estão em alerta por causa das fortes chuvas que atingem a cidade e a Grande BH nesta sexta-feira (24). Ao menos dois deslizamentos foram registrados por lá. Uma ocorrência semelhante também foi anotada em Betim.

Segundo o Corpo de Bombeiros, parte de uma residência desabou na rua Antônio Pires, no número 111, perto da Igreja Chapéu do Pará. Não há vítimas conforme a corporação.

“Aqui está um caos”, afirmou o gerente da feira do bairro Amazonas, Luiz Carlos de Araújo. Ele afirmou que os problemas começaram no fim de semana anterior e não pararam mais. “As consequências estão vindo pesadas. Estão chegando muitas doações, mas a gente não consegue ter o suporte que precisa”, complementou Araújo.

O administrador da Regional Industrial, Beto Diniz, esclareceu que há diversos chamados de deslizamentos de barrancos e quedas de muros pelo município. Não há registro de vítimas. “O que apareceu na mídia deixou a população em alerta e as pessoas ficaram apreensivas”, afirmou.

Após o forte temporal do último fim de semana, a Prefeitura de Contagem decretou situação de emergência para facilitar o encaminhamento de medidas e recebimento de recursos para atender os atingidos pela chuva. O cadastramento destas pessoas ainda está ocorrendo.

+ Mãe fica ilhada com bebê de colo durante enchente em Contagem

Em Betim, três carros foram soterrados no bairro Amazonas depois que o talude de um galpão cedeu, também nesta manhã. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que o deslizamento ocorreu. De acordo com as autoridades, a ocorrência não deixou feridos.

Desabrigados e desalojados

O balanço, conforme a prefeitura, é de 200 famílias desalojadas, que foram para casas de vizinhos, parentes e amigos. Além de dez famílias desabrigadas. Elas estão alojadas na Escola Municipal Pedro de Alcântara Júnior, no bairro Jardim Industrial.

Diniz acrescentou que somente na Vila Itaú, 50 famílias foram encaminhadas para abrigos. Essa região fica perto do córrego Ferrugem, uma das principais bacias de Contagem. “Algumas pessoas não queriam sair, mas acabaram sendo convencidas. Estamos fazendo o melhor para a segurança de todos”, assegura o gerente.

Para onde foi a feira?

Além das medidas de segurança, o administrador conta que, em reunião com o prefeito de Contagem Alex de Freitas, ficou decidida a alteração do endereço da Feira do bairro Amazonas. Por enquanto, o comércio acontecerá na avenida Juscelino Kubitschek, entre as avenida Tiradentes e Benjamim Guimarães.

Usuários da Estação São Gabriel enfrentam dificuldades por causa de temporal em BH

Onde buscar ajuda

A orientação da Defesa Civil do município é que, em caso de risco, as pessoas procurem os seguintes pontos de apoio:

  • Escola Municipal Virgílio de Melo Franco: rua Luminosa, 75, Vila São Paulo.
  • Escola Municipal Pedro de Alcântara Júnior: rua Padre Antônio Vieira, 463, Jardim Industrial.
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!