Neblina intensa ‘some’ com bairros de BH: ‘Primeira vez que tive medo’

Reprodução/Whatsapp + Reprodução/Twitter/@LeoMbh

Além da grande quantidade de chuva, a condição atmosférica que se estabeleceu em Belo Horizonte nos últimos dias trouxe uma intensa neblina para a capital. Bairros das regiões Oeste e Centro-Sul da capital, e da divisa de BH com Nova Lima, “desapareceram” imersos na densa camada de nuvens. “Gente, o Buritis sumiu”, disse uma moradora no grupo do bairro.

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, a condição de visibilidade na região tem sido causada pela atmosfera pesada que atua sobre a capital. No entanto, quem trafega pela região tem encontrado dificuldades.

“Foi a primeira vez que tive medo de dirigir”, é o que conta Rafaela Caetano Jácome, de 27 anos, que trabalha no Buritis e mora no bairro Cruzeiro. Por volta das 19h dessa quinta (23), ela enfrentou o trânsito na descida da avenida Nossa Senhora do Carmo com neblina e chuva intensa. “Não dava para ver dois metros à frente”, conta.

“A chuva estava muito forte e tinha bastante neblina. Minhas mãos ficaram doendo de tanta força que usei para segurar o volante. Achei que não ia conseguir chegar em casa. Gastei mais de 20min em um percurso que geralmente é menos de 15min, e não foi por trânsito, foi por medo. Fui me guiando mais por noção de espaço na via do que por visibilidade”, afirma.

A publicitária Marina Pretti de 27 anos, que mora no bairro Buritis, conta que ficou assustada com a quantidade de neblina. “Em lugares altos lá, não dá pra enxergar nada”, afirma.

Marina trabalha no bairro Vila da Serra, que fica em Nova Lima, na divisa com a capital. Na tarde desta quinta-feira (23), ela fez um vídeo da janela do escritório, onde mostra a baixa visibilidade da região.

Até quem mora na região e está acostumado com a neblina se assustou, como é o caso de Leonardo Ghudor, de 34 anos, que trabalha e mora no Vila da Serra há quatro anos. “Já peguei épocas aqui em que, principalmente na madrugada e no início do dia, é muito difícil de enxergar. Mas, realmente, nos últimos dias está mais densa a neblina”, conta.

Atmosfera pesada

Segundo o meteorologista da Defesa Civil de Belo Horizonte, Dayan Carvalho, a neblina é um efeito da atmosfera carregada que atua em Belo Horizonte no momento.

“A região do Buritis e Belvedere é beirando a Serra do Curral. Portanto, naturalmente, esses locais acabam tendo uma baixa visibilidade em determinados períodos do dia. Esse aumento na neblina se deve a essa condição particular sobre BH que formou uma atmosfera pesada. A densidade do ar aumenta e as nuvens ficam mais próximas da superfície”, explica.

O especialista orienta que motoristas e motociclistas redobrem a atenção na região, já que a tendência é de que a visibilidade piore nas próximas horas. “Quem transita pela região deve se manter atento pois essa condição vai permanecer. Portanto, liguem os faróis, reduzam a velocidade e dirijam com segurança”, salienta o meteorologista.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!