Três mil pessoas estão desabrigadas em Raposos após transbordamento do Rio das Velhas: ‘A chuva não para’

WhatsApp/Reprodução

O temporal da madrugada desta sexta-feira (24) deixou mil famílias desabrigadas em Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte. Conforme levantamento preliminar, três mil pessoas foram atingidas. O rio das Velhas transbordou e alagou ruas de diversos bairros do município. Para fazer o resgate das pessoas ilhadas, os bombeiros precisaram usar um barco inflável. A prefeitura decretou calamidade pública.

Ao BHAZ, Samuel d’Ávila, agente da Defesa Civil de Raposos, disse que a chuva começou nessa quinta-feira (23). “A chuva não para por aqui. Desde a manhã de quinta que ela é contínua. Os pontos mais afetados foram os bairros Várzea do Sítio, Matadouro, Vila Bela, além da região Central. O rio das Velhas corta a cidade e transbordou por conta do grande volume de água”, disse.

O prefeito da cidade, Sérgio Silveira (PSB), está acompanhando as ocorrências. “A situação mais caótica é a do bairro Várzea do Sítio. Por lá aproximadamente 500 famílias estão desabrigadas. Pegando toda a cidade o número chega a mil [famílias], disse ao BHAZ.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, ainda não se sabe precisar o número de pessoas atingidas, mas levando em consideração que cada família tenha, pelo menos três, integrantes, o número inicial chega a 3 mil desabrigados. “O levantamento está sendo feito e todos estão no corre corre para que tudo se normalize”, acrescentou.

Ruas ficaram alagadas e parte do asfalto cedeu “engolindo” um carro (WhatsApp/Reprodução)

Entre as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, a pior delas foi o desabamento do telhado da casa de um casal de idosos. Segundo a corporação, as vítimas foram resgatadas por volta de 1h30, e não tiveram ferimentos.

Chuva contínua fez o volume de água do ria das Velhas subir na cidade (WhatsApp/Reprodução)

Família ilhada

A água que tomou conta das ruas deixou uma família ilhada no bairro Várzea da Palma. Os bombeiros precisaram utilizar um barco para chegar até as crianças e os adultos para que o resgate acontecesse. A situação foi mais grave nesse caso, já que fios de energia estavam rompidos e mantinham contato com a água.

Pelas redes sociais, imagens mostram outros pontos alagados pela cidade. Um deles é o Campo do União, onde o rio das Velhas quase atingiu uma ponte.

Campo do União foi tomado pela água, assim como as vias dos bairros (WhatsApp/Reprodução)

Recomendações

A Prefeitura de Raposos orienta que os moradores afetados se dirijam para a escola municipal mais próxima. “A Administração Municipal está tomando todas as providências cabíveis para que nenhum cidadão raposense atingido pela enchente, fique sem apoio e suporte”, diz trecho do comunicado.

Até o momento cerca de 25 famílias estão desabrigadas na cidade.

Como pedir ajuda?

Em caso de urgência a população pode ligar para os números: (31) 9 9602 7178 ou (31) 9 9961 9745.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!