Recém-nascido e adulto são encontrados mortos debaixo de escombros; há risco de novos deslizamentos

Moisés Teodoro/BHAZ + Reprodução/WhatsApp

O Corpo de Bombeiros informou, na tarde desta sexta-feira (24), que foram encontrados dois corpos debaixo de escombros de duas residências que ruíram nesta manhã na Vila Ideal, no município de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma criança e uma mulher ainda são procuradas no mesmo local – há uma informação, ainda truncada, de que outras três pessoas estejam soterrados.

+ Duas crianças e duas mulheres são procuradas debaixo de escombros após casa ruir na Grande BH

“A complexidade é o seguinte: a área está numa situação muito crítica. Temos previsão nas horas que se seguem de uma precipitação de chuva mais intensa, o que vai agravar ou dificultar a nossa atuação”, afirmou ao BHAZ a major Stella Vieira, do Corpo de Bombeiros, por volta das 15h30. “O Corpo de Bombeiros vai fazer um esforço gigante para conseguir chegar a essas vítimas o mais rápido possível”.

A militar explicou que outras residências na área correm o risco de ruir. “Visualmente é perceptível que a área está em movimento. A área onde nós estamos buscando as vítimas é sensível, o trabalho ameaça os próprios bombeiros”. diz Stella. “Pedimos encarecidamente que as pessoas que estão nessa região saiam voluntariamente”, ao se referir a uma multidão de curiosos que se aglomerou na área.

Além de todas as dificultadas citadas pela militar, os socorristas ainda enfrentaram mais um percalço: a área estava energizada. A Cemig precisou ser acionada para desligar a energia. “Moro aqui em cima, desabou por volta das 9h. A população ajudou… Muita gente tomou choque porque tinha cabo energizado”, relatou ao BHAZ o morador William Fernando

Vila Ideal

Segundo a prefeitura, a Vila Ideal é uma área do Estado de Minas que foi ocupada por famílias. “Hoje está sendo doada para o município. Estamos trabalhando para fazer uma regularização fundiária aqui”, diz o prefeito da cidade, William Parreira.

Segundo o administrador municipal, 35 bairros da cidade registraram deslizamento de terra. “Em Ibirité, existem muitas áreas de risco, é uma cidade montanhosa, principalmente na região da Vila Ideal e outras regiões que as pessoas, às vezes, se fizeram uma invasão, que infelizmente, mesmo que você tire, em caso de alagamentos”, afirma.

Questionado se a prefeitura pode ser responsabilizada, o prefeito responde que a “responsabilidade no momento é cuidar com as famílias, alojá-las e retirar aquelas que estão na área de risco ainda”. “Não, eu não me sinto totalmente responsabilizado, mas eu me sinto responsabilizado de tentar ajudá-los”.

Parreira complementa, ainda, afirmando que entre 60 e 70 famílias estão sendo retiradas da região, por questão de segurança.

Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!