Voluntários se unem para ajudar desabrigados em Raposos; veja pontos de doações

WhatsApp/Reprodução

A prefeitura de Raposos e voluntários estão arrecadando doações após a forte chuva que devastou a cidade, na região metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada desta sexta-feira (24). Pessoas se uniram em uma corrente de solidariedade para ajudar os mais de três mil desabrigados.

“Somos um grupo de amigos, de Nova Lima e Raposos, recolhendo doações para os que precisam. Criamos um grupo no WhatsApp e estamos nos organizando. Minha mãe mora lá [em Raposos] e outros parentes também. A situação é muito complicada”, explica o vigia Fabio dos Santos de Oliveira.

Os amigos estão arrecadando as doações e levando para pontos oficiais da prefeitura. De acordo com o prefeito Sergio Silveira Soares (PSB), foi montado um ponto de coleta logo na entrada da cidade. “Todas as doações são bem-vindas, mas estamos precisando de colchões, roupas e itens de higiene, por enquanto. A alimentação está sendo feita nas escolas municipais”, relata.

Itens principais:

  • Colchões;
  • Cobertores;
  • Roupa de cama;
  • Roupas de crianças e adultos;
  • Produtos de higiene pessoal.

As doações podem ser feitas nas escolas municipais e na entrada da cidade, após a ponte. Além disso, o grupo de amigos recolhe os donativos na rua Ernesto Castilho, nº 20, no Centro, e também em Nova Lima, na rua Mineiro João Pedro Ferreira, nº 86, no bairro Cabeceiras e na avenida José Bernardo de Barros, nº 850, no bairro Cascalho.

Chuvas fortes

O temporal da madrugada desta sexta-feira (24) deixou mil famílias desabrigadas em Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte. Conforme levantamento preliminar, três mil pessoas foram atingidas. O rio das Velhas transbordou e alagou ruas de diversos bairros do município. Para fazer o resgate das pessoas ilhadas, os bombeiros precisaram usar um barco inflável. A prefeitura decretou calamidade pública.

Como pedir ajuda?

Em caso de urgência a população pode ligar para os números: (31) 9 9602 7178 ou (31) 9 9961 9745.

Vitor Fernandes
Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva da UOL.