Centro de Brumadinho é inundado no dia que completa um ano do rompimento de barragem; ações são transferidas

WhatssApp/Rodney Costa/Reprodução

No dia em que o rompimento da barragem da mineradora Vale S.A., na mina Córrego do Feijão, completa um ano, a região Central de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, está alagada. O rio Paraopeba transbordou por conta da forte chuva registrada na madrugada deste sábado (25).

O ponto mais afetado é o Estacionamento Central da cidade. O local foi “tomado pelas águas do rio”, conforme contou ao BHAZ o coordenador da Defesa Civil de Brumadinho, Lucas Lara. Por lá aconteceria a programação da 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho.

O alto volume de água no período da noite fez com que o rio subisse até 25 cm (centímetros) a cada hora. “Choveu bastante na cidade, algo em torno de 120 mm (milímetros), e isso contribui para o nível do rio aumentar. Em média, ele subiu de 20 cm a 25 cm por hora. Algumas áreas inundaram, como o estacionamento, supermercados e alguns bairros localizados na parte baixa da cidade”, explicou Lucas.

Famílias que moram nas proximidades do Paraopeba precisaram ser retiradas das casas, por medida de precaução. “Foram cerca de oito famílias que deixaram os imóveis. Algumas foram acolhidas por parentes, enquanto outras levadas para escolas da cidade”.

O registro de chuva em outras cidades, como Belo Vale e Congonhas, ajudou no aumento do nível do rio, segundo o órgão municipal.

Paraopeba invadiu o Estacionamento Central (Rodney Costa/Reprodução)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!