Olho no céu! Defesa Civil alerta para pancadas de chuva com ventos de até 50 km/h em BH

Vitor Fórneas/BHAZ

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um novo alerta de pancadas de chuva para a capital mineira neste sábado (25). O órgão ressalta que as precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de ventos de até 50 km/h.

O grande volume de chuva em BH tem feito com que córregos transbordem e vias fiquem alagadas. Além disso, diversas ocorrências têm sido geradas por conta dos deslizamentos de encostas e desabamentos de casas.

O volume de chuva é bem menor do que o de ontem, quando chegou a acumular mais de 200 mm em algumas regiões de BH, mas continua significativo: de 30 a 50 mm (milímetros). O alerta é válido até ás 8h de domingo (26).

O sábado será de céu encoberto e as chuvas podem acontecer a qualquer hora do dia. A mínima foi de 18°C e a máxima estimada de 23°C. A umidade relativa do ar ficará em torno de 85% à tarde.

Cuidados

Durante as chuvas alguns cuidados precisam ser tomados pela população. A Defesa Civil pede para evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões.

Veja outros cuidados:

Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!