Minas terá 1º torneio medieval com oficinas de combate para o público

Divulgação/Liga Brasileira de Combate Medieval Histórico

Você é daqueles que assiste filmes medievais e fica doido para viver uma experiência parecida ao vivo? Então fique ligado: Minas Gerais terá o primeiro Torneio de Combate Medieval. O evento será realizado em Matozinhos, na região metropolitana de BH, e terá oficinas abertas ao público que ensinarão alguns princípios utilizados nos duelos.

O evento ocorre no próximo fim de semana (1 e 2) e vai sediar batalhas e duelos reais, com guerreiros trajando armaduras de aço, munidos de espadas, machados e escudos para lutar como nos torneios da Idade Média. Nos dois dias de evento, o público poderá conferir competições de lutas em duelos individuais ou em grupos.

Além disso, haverá também exposições de produtos e venda de comidas e bebidas típicas, arquearia e aulas de luta para crianças. Mais do que popularizar o esporte e a cultura de um dos períodos que mais despertam o imaginário popular, o Torneio Medieval no Condado de Matozinhos tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para entidades beneficentes da comunidade local, além de destacar os atletas que representam o Brasil em competições internacionais.

Flávio “Conde” Lopes é presidente da Liga Brasileira de Combate Medieval Histórico e contou ao BHAZ que já realizou quatro eventos medievais em Belo Horizonte, mas é a primeira vez que o foco é realmente um torneio, com atletas de diversos estados e premiações para os melhores colocados. “Desta vez, a participação é restrita a atletas registrados na Liga Brasileira, com clube e armadura própria. Mas o público ainda vai poder participar nos workshops”.

Segundo Flávio, o público que for assistir aos duelos entre os 51 atletas – 42 homens e nove mulheres – vai poder participar de oficinas de arquearia, de luta para crianças e workshop de combate medieval com armas emborrachadas, para garantir a segurança de todos. “Vai ter uma equipe fazendo as oficinas o tempo inteiro, então todos podem participar sem precisar de inscrição prévia”, explica.

A entrada no evento é mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a uma igreja, um asilo e um centro religioso, todos na cidade de Matozinhos.

Torneio Medieval do Condado de Matozinhos

Onde? Ginásio Poliesportivo de Matozinhos

Quando? 1 e 2 de fevereiro, sábado e domingo

Quanto? 1kg de alimento não perecível

Mais informações? Acesse aqui

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!