Cenário de guerra no Lourdes: Marília de Dirceu destruída, carros capotados, asfalto arrancado e mais

Maira Monteiro/BHAZ

Parte de um dos bairros mais nobres de Belo Horizonte, o Lourdes, amanheceu nesta quarta-feira (29) em um cenário de destruição. A praça Marília de Dirceu e a rua homônima estão irreconhecíveis, com estabelecimentos tomados pela lama, carros capotados e até mesmo sem asfalto – outras vias, como a Curitiba, estão interditadas.

“Nunca vi isso na minha vida. Já trabalho aqui há seis e nunca vi algo parecido. Cheguei para trabalhar aqui hoje, às 6h, e levei um susto. Estou impressionada, estamos desolados”, conta ao BHAZ a atendente Kátia Barroso. A loja na qual ela trabalha não só foi tomada pela lama, como os freezer e a estufa foram arremessados e travaram a porta.

Rua Marília de Dirceu irreconhecível (Maira Monteiro/BHAZ)

“Vamos precisar chamar um profissional pra liberar, arrumar [a porta] pra, aí sim, a gente poder entrar direito e limpar”. complementa. Em outro ponto, a tradicional drogaria Araújo também iniciou a manhã fechada, com as marcas dos estragos causados pela chuva.

‘Cenário de guerra’

Por mais clichê que seja, difícil não associar as imagens desta manhã a um local que passou por um intenso ataque. Ainda nesta manhã, ao menos 12 carros bastante danificados – alguns capotados -, oito estabelecimentos danificados, ruas sem energia elétrica e presença de agentes, especialmente da BHTrans.

“Parece sim cenário de guerra. Nunca vi isso. Ficamos todos muito apreensivos quando vimos a força da água”, conta Diogo Assis, morador de um prédio na rua Felipe dos Santos há 7 anos.

Na continuação da via em direção ao bairro, a avenida Prudente de Morais, uma das vias que alagaram durante o temporal de ontem, não apresenta o mesmo nível de destruição, mas está com muita lama. Alguns comerciantes contabilizam as perdas.

Para se ter uma ideia da violência da chuva, especialmente nesse ponto da cidade, a região Centro-Sul recebeu mais da metade, em cerca de 2h, do esperado para todo o mês de janeiro. Foram registrados 183 mm entre 19h50 e 22h20, segundo a Defesa Civil – de longe, a área onde mais água caiu.

ACUMULADO DE CHUVAS (mm), por regional de 19h50 até às 22h20 de terça-feira 28/01:

  • Barreiro: 136,6 (42%)
  • Centro Sul: 183,4 (56%)
  • Leste: 44,8 (14%)
  • Nordeste: 18,2 (6%)
  • Noroeste: 41,2 (13%)
  • Norte: 4,2 (1%)
  • Oeste: 103,6 (31%)
  • Pampulha: 10,6 (3%)
  • Venda Nova: 0,4 (0%)

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
Média Climatológica JANEIRO: 329,1 mm

Mais chuva!

E a previsão é de ainda mais chuva na capital mineira. “Possibilidade de pancadas de chuva (50 a 70 mm) com raios e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h até 8h de quinta-feira (30)”, afirma, em alerta emitido, a Defesa Civil de BH.

Portanto, o morador deve tomar precauções para não se colocar em risco ou mesmo ter transtornos. Confira as recomendações do órgão:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!