VÍDEO: Muro cai sobre cilindros de gás e sequência de estouros apavora moradores no Sion

Reprodução/WhatsApp + Maira Monteiro/BHAZ

Moradores de um prédio de 11 andares no bairro Sion, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, vivenciaram momentos de terror na noite de terça-feira (29). Um muro cedeu à força da água e caiu em cima de cilindros de gás na garagem do edifício, o que gerou uma sequência de estouros. Um residente filmou o momento em que os barulhos ocorrem e as imagens viralizaram.

“Cara***!! Matheus, um botijão de gás. Cara***, corre! Botijão de gás saiu junto com tudo”, narra, desespero o morador que flagrou o momento em que os cilindros são atingidos. A filmagem amadora ainda capta reação dos moradores, em meio a gritos de pavor.

O prédio situado na rua Patagônia foi temporariamente evacuado pelos residentes, aterrorizados com a possibilidade de ocorrer uma explosão. No entanto, os bombeiros conseguiram agir rapidamente e contiveram o vazamento.

“Eram oito cilindros ao todo. Fechamos os outros cilindros encontrados abertos”, explicou ao BHAZ o sargento Sérgio Leite. “A vazão veio devido ao rompimento de uma das paredes do fundo da edificação, que bateu na central de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), vindo a romper as mangueiras dos cilindros”.

O militar, portanto, esclareceu que os barulhos captados na filmagem não se tratam de uma explosão, mas sim do vazamento do gás logo após as mangueiras se romperem. “Uma vez que o gás é pressurizado dentro do cilindro, ao romper as mangueiras, teve o barulho da vazão”, disse à reportagem, que esteve no local logo após o momento de tensão.

‘Susto’

“Foi um susto. Já tínhamos procurado a Defesa Civil para informar sobre o muro. Na última chuva forte, vimos que poderia ceder”, contou ao BHAZ um dos moradores do edifício, que pediu para manter o anonimato.

Os moradores voltaram aos seus apartamentos logo após os militares conterem o vazamento e controlarem a situação. A Defesa Civil, agora, precisa verificar a estrutura do edifício.

Chuva violenta

Belo Horizonte foi novamente castigada por uma fortíssima chuva na noite de terça-feira. Vias, como as avenidas Prudente de Morais e Cônsul Antônio Cadar, na região Centro-Sul da capital, ficaram completamente destruídas.

+ BH debaixo d’água: Vídeos mostram ruas e avenidas alagadas, bueiros estourados e mais destruição

Vídeos e fotos mostram cenas que se tornaram repetitivas nos últimos dias na capital: ruas se tornando rios e carros sendo arrastados. Na região do bairro São Bento, um ônibus ficou ilhado em meio à enxurrada.

+ Chove forte em BH: Teto de shopping desaba, pessoas ficam ilhadas e avenidas são alagadas

Parte do teto do BH Shopping, na região Centro Sul da capital, cedeu por conta da tempestade. Clientes que estavam no local no momento, relataram o susto. Informações preliminares dão conta de que não houve vítimas, apenas uma área do centro comercial foi isolada.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!