Prudente alagada: TRE-MG tem andar inundado e suspende atendimento em todo o Estado

Maira Monteiro/BHAZ

Entre os variados pontos castigados pelo temporal registrado na noite de terça-feira (28), especialmente na região Centro-Sul de Belo Horizonte, destaca-se a avenida Prudente de Morais. Uma das principais vias da região ficou debaixo d’água e, com isso, estabelecimentos foram inundados – um deles foi um dos prédios do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais).

Prédio do TRE-MG onde fica a TI (Maira Monteiro/BHAZ)

O primeiro andar do edifício número 320 – o tribunal possui dois prédios na mesma avenida – foi parcialmente tomado pela água. Nessa estrutura é onde funciona a TI (Tecnologia da Informação) que administra o sistema para todo o Estado mineiro. Portanto, ao menos esta manhã, o atendimento em Minas Gerais inteiro está suspenso.

O prédio também amanheceu fechado. Funcionários trabalham na limpeza e no conserto de móveis danificados. Computadores, sistemas de inspeção de raio-x e outros equipamentos eletrônicos também são contabilizados entre os prejuízos.

O BHAZ apurou com moradores da região que a água subiu cerca de um metro na avenida e invadiu três estabelecimentos na Rua Marquês de Maricá, perto da rua Joaquim Murtinho – onde um casal de idosos morreu afogado em 2009.

Um empório precisou jogar fora cinco sacos grandes com alimentos como arroz, açúcar, chocolates, entre outros. O catador de materiais recicláveis Alair Souza passou em frente ao comércio e fez uma triagem entre os produtos. “Esse arroz aqui, lavou tá novo. Tem coisa fechada aqui que não dá pra vender, mas dá pra comer. Não vou deixar jogado na rua”, avalia.

Catador pega comida dispensada (Maira Monteio/BHAZ)

Na rua Joaquim Murtinho, a água também invadiu uma drogaria e um supermercado. Os funcionários começaram o dia limpando corredores e contabilizando os danos.

Joaquim Murtinho quase com Prudente (Maira Monteiro/BHAZ)

Na esquina da rua Joaquim Murtinho com avenida Prudente de Morais, a lama e os danos no asfalto complicam o trânsito nesta manhã.

Posto de gasolina que fica na Prudente com Joaquim Murtinho (Maira Monteiro/BHAZ)

‘Cenário de guerra’

Mais à frente, na “continuação” da Prudente de Morais, cenário de guerra no bairro de Lourdes, especialmente na rua Marília de Dirceu. Ainda nesta manhã, ao menos 12 carros bastante danificados – alguns capotados -, oito estabelecimentos danificados, ruas sem energia elétrica e presença de agentes, especialmente da BHTrans.

“Parece sim cenário de guerra. Nunca vi isso. Ficamos todos muito apreensivos quando vimos a força da água”, conta Diogo Assis, morador de um prédio na rua Felipe dos Santos há 7 anos.

Para se ter uma ideia da violência da chuva, especialmente nesse ponto da cidade, a região Centro-Sul recebeu mais da metade, em cerca de 2h, do esperado para todo o mês de janeiro. Foram registrados 183 mm entre 19h50 e 22h20, segundo a Defesa Civil – de longe, a área onde mais água caiu.

ACUMULADO DE CHUVAS (mm), por regional de 19h50 até às 22h20 de terça-feira 28/01:

  • Barreiro: 136,6 (42%)
  • Centro Sul: 183,4 (56%)
  • Leste: 44,8 (14%)
  • Nordeste: 18,2 (6%)
  • Noroeste: 41,2 (13%)
  • Norte: 4,2 (1%)
  • Oeste: 103,6 (31%)
  • Pampulha: 10,6 (3%)
  • Venda Nova: 0,4 (0%)

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
Média Climatológica JANEIRO: 329,1 mm

Mais chuva!

E a previsão é de ainda mais chuva na capital mineira. “Possibilidade de pancadas de chuva (50 a 70 mm) com raios e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h até 8h de quinta-feira (30)”, afirma, em alerta emitido, a Defesa Civil de BH.

Portanto, o morador deve tomar precauções para não se colocar em risco ou mesmo ter transtornos. Confira as recomendações do órgão:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!