‘Sai, viadinho’: Motorista da Uber expulsa passageiro durante corrida em BH

João Pedro Ferreira Sirpe/Arquivo pessoal + Google Street View/Reprodução

O estudante João Pedro Ferreira Sirpe, de 18 anos, sofreu homofobia durante uma corrida com a Uber, nesse sábado (1º), em Belo Horizonte. Ao BHAZ, a vítima conta que o carro não chegou a percorrer nem 500 metros antes do motorista mandá-lo descer. Por meio de nota, a Uber se posicionou sobre o caso e disse que já procurou o usuário.

João Pedro estava saindo de um shopping, na região Centro-Sul de BH, por volta das 19h30. “Chamei o Uber para ir embora e eu tinha três opções de embarque, escolhi pegar o carro na avenida Nossa Senhora do Carmo, por ser mais perto da minha casa. Aí ele me mandou mensagem, já com bastante grosseria, falando para eu pegar na rua Lavras ou ele cancelaria a corrida”, explicou.

Como já estava muito cansado, o estudante explica que aceitou a proposta e foi para a portaria da rua Lavras. “Entrei e pedi para ele passar pela Nossa Senhora do Carmo, que ficaria mais fácil para chegar até a minha casa e não alteraria o preço. Fiquei preocupado de passar por outro caminho por conta das últimas chuvas, por isso insisti na minha opção”, contou.

Grosserias e homofobia

Segundo a vítima, o motorista continuou com as grosserias e disse que não iria pelo caminho escolhido pelo passageiro. “Continuamos discutindo mais. Durante a briga, reparei que ele olhava e ficava dando umas risadinhas pra mim. Eu ando maquiado, então eu sei reconhecer esses preconceitos”, relatou.

A situação toda durou cerca de dois minutos, foi muito rápido, conforme o estudante. “O motorista se exaltou mais, parou o carro e falou comigo: ‘Seu viadinho! Desce do carro que não vou te levar não! Sai viado, sai viadinho!’. Eu fiquei sem reação e desci logo”.

No momento, o jovem conta que ficou com muita raiva. “Nunca havia acontecido isso comigo, fiquei indignado. Acho que nem foi tanto pela homofobia, já me assumi há muito tempo, esse tipo de ofensa nem me atinge mais. O problema foi me expulsar do carro e me largar no meio da rua”, explica.

Viral no Twitter

A vítima fez uma postagem no Twitter e viralizou. “Achei importante falar, por dois motivos: evitar que as pessoas peguem Uber com esse cara, e de forma geral, é para fazer um protesto, para saber que ele não pode fazer isso nunca mais”.

Twitter/Reprodução

João optou por não registrar queixa contra o motorista. “Estou começando meu curso superior, em São Paulo, daqui duas semanas, então não quero mais essa dor de cabeça agora”, relatou ao BHAZ.

“Não quero que ele perca o trabalho”

Mesmo após passar pela situação constrangedora, o universitário acredita que o desligamento do motorista não seria a melhor solução. “Quero que a Uber tome as medidas cabíveis. Quero que ele aprenda, mas não quero que ele perca sua fonte de renda. Acho que ódio só gera mais ódio. Meu único objetivo é que ele seja reeducado de alguma forma, pela empresa”, completou.

Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), a Uber afirmou que leva esse tipo de denúncia muito a sério. “A Uber não tolera qualquer forma de discriminação em viagens realizadas por nossa plataforma. Assim que soubemos do incidente, entramos em contato com o usuário para melhor entender o ocorrido e oferecer apoio”, diz trecho da nota.

O BHAZ tentou localizar o motorista, mas até o momento de publicação desta matéria, não conseguiu. Caso o motorista queira se manifestar, a reportagem será atualizada.

Nota da Uber

Levamos esse tipo denúncia muito a sério. Definitivamente esta não é a experiência que a Uber deseja oferecer a seus usuários. 

A Uber não tolera qualquer forma de discriminação em viagens realizadas por nossa plataforma. Assim que soubemos do incidente, entramos em contato com o usuário para melhor entender o ocorrido e oferecer apoio.

A Uber defende o respeito à diversidade e reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e justiça para todas as pessoas que se declaram LGBTQIA+.”

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!