AliExpress em risco? Posso pegar coronavírus através de encomendas da China?

YouTube/Reprodução + @e_luosi/Twitter/Reprodução

O novo coronavírus, que já matou mais de 400 pessoas e infectou 20 mil, tem causado apreensão em todos os cantos do mundo. A preocupação chegou ao Brasil, onde casos suspeitos estão sendo investigados, e uma dúvida ronda quem tem o costume de fazer compras em sites chineses, como o famoso AliExpress: tem algum risco de pegar o tal vírus através desses produtos?

+ OMS declara estado de emergência global em razão do coronavírus

“Gente, se eu pedir um item do Aliexpress posso ser infectada por coronavirus ou morre com a viagem nos Correios?”, indaga uma jovem em uma publicação feita nesta terça-feira (4), no Twitter. As redes sociais, aliás, foram tomadas pela dúvida – entre as típicas zoações e questionamentos preocupados.

E aí? Tem risco?

Como é um coronavírus novo e ainda existem muitas informações desencontradas sobre as formas de contágio e riscos da doença, de fato ainda há muita dúvida sobre a doença. As preocupações foram potencializadas quando a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) admitiu que errou, no fim de janeiro, e elevou o risco internacional para “elevado”. 

+ Coronavírus x Carnaval: Sanitarista tranquiliza foliões e explica medidas preventivas

O BHAZ, então, resolveu tirar ao menos essa dúvida a limpo: corro risco de pegar coronavírus se receber uma encomenda da China? O infectologista Carlos Starling responde (e tranquiliza os viciados em gastar dinheiro no AliExpress):

“Não há evidências que o vírus possa ser transmitido em material, pois ele necessita de células vivas para reproduzir. Logo, isso não pode acontecer em material inerte”, crava o estudioso.

Mesmo assim, quer ser super cuidadoso? Carlos Starling conta que, se a pessoa fizer questão, “pode passar álcool em gel na embalagem”.

O que sabemos sobre o coronavírus?

Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio, que foi chamada de Mers.

A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da OMS na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida, que afetava moradores na cidade de Wuhan. No dia 11 de janeiro, foi apontado um mercado de frutos do mar como o local de origem da transmissão. O espaço foi fechado pelo governo chinês.

Como ocorre a contaminação

Divulgação/Agência Brasil
Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!