Cuidado com seu bolso: 10 dicas de como organizar suas finanças

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/Divulgação

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) revela que 1/4 da população no Brasil tem contas em atraso, e 1 em cada 10 pessoas não terá condição de pagar essas despesas. A pesquisa também mostrou que mais de 65% das famílias brasileiras estão endividadas.

Para auxiliar quem está pensando em organizar as finanças em 2020 e encerrar o ano sem dívidas, o BHAZ pediu ajuda para o consultor financeiro Erasmo Viera e ele separou 10 dicas importantes para quem deseja viver em paz com o dinheiro. Para o consultor, “ninguém vive feliz e nem dorme tranquilo com as contas em atraso”, afirma.

1 – Acabe com as dívidas

Isto é muito fácil de falar e muito difícil de fazer. Mas, tenha em mente que da mesma forma que a dívida foi construída, ela pode ser eliminada. Faça um planejamento para pagamento das dívidas começando pelas menores, pois isto lhe dará motivação para acabar com as maiores. Estabeleça isto como sonho e prioridade.

2 – Viva sem dívidas

Existe uma facilidade enorme de você gastar um dinheiro que não é seu, por exemplo: Cartão de crédito, Cheque especial, CDC, Cheques pré-datados, compras financiadas. Pare com isto! Normalmente são pequenos gastos realizados através de crédito que dão origem a grandes dívidas. Compre sempre à vista!

3 Saiba quando você pode gastar

Busque adequar seus gastos ao que você ganha. Muitas pessoas podem dizer: “Mas, eu ganho pouco”. Resposta: Este é o valor que você ganha, então aprenda a viver com ele. Se você passar a ganhar mais vai poder gastar mais.

4 Tenha controle do seu orçamento

Conheça todos os seus gastos nos mínimos detalhes. Isto não é sovinice e sim sabedoria para saber onde o dinheiro está sendo gasto. Baixe uma planilha grátis no www.erasmovieira.com.br

5 Busque conselho

Se você não sabe controlar suas finanças procure uma pessoa que possa ajudá-lo. Marido, esposa, pais, amigos, consultores financeiros, PROCON.

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/Divulgação

6 Seja honesto em tudo

Vejo que muitas pessoas acordam pela manhã pensando: qual será o golpe do dia? No governo, nos amigos, nos clientes, nos fornecedores, na mulher, nos filhos. Pode até parecer que você está se dando bem, mais não vejo assim. Tenha consciência limpa com tudo que você realiza.

7 Cuidado com as aparências

Algumas pessoas gostam de mostrar um lado material acima das suas reais possibilidades financeiras. Isto, muitas vezes, provoca um rombo no orçamento mensal.

8 – Não entre na onda do consumismo

Só porque na televisão está dizendo que todo mundo está gastando, que o consumo está crescendo, a economia está se desenvolvendo, não quer dizer que você possa sair também gastando. Não haja por impulso, só gaste o que você tem e não vai lhe fazer falta para outras contas.

9 – Dinheiro foi feito para gastar

– “Tão importante como ganhar dinheiro, é saber gastar o que você ganha, mas pense no hoje, no amanhã e no depois.”

10 – Viva em paz com seu dinheiro

Aprenda a viver bem com seu dinheiro, isso é uma necessidade para sua vida. Tenha uma excelente saúde financeira.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!