Seis vezes em que homens do BBB 20 deram aula de machismo (e as mulheres reagiram)

marcela confronta homens bbb 20
Médica Marcela faz oposição a homens do BBB 20 (Reprodução/Globo)

Apelidados nas redes sociais de “chernoboys”, em referência ao acidente nuclear de Chernobyl, os participantes masculinos do BBB 20 têm surpreendido o público desde que o programa começou, e não necessariamente de forma positiva. Telespectadores do reality, entre eles atriz Bruna Marquezine, e até o diretor Boninho já criticaram as atitudes deles.

Os casos vão desde acusações de assédio sexual até a comportamentos machistas, como julgar mulheres pela aparência e desqualificar seus discursos. Confira abaixo alguns dos episódios mais marcantes:

Assédios sexuais

O caso: Três atitudes de um mesmo homem na casa foram apontadas por parte do público como assédio. O participante chacoalhou uma colega tocando os seios dela, esfregou a cabeça de uma outra nas partes íntimas dele e “sarrou” na perna de uma mulher.

O autor: O ginasta Petrix Barbosa.

O contexto: Dois dos casos ocorreram durante as festas e as mulheres que Petrix tocou estavam embriagadas.

A reação dentro da casa: Uma das participantes chegou a ser questionada pela produção se sentiu algum constrangimento, mas negou. Os supostos assédios de Petrix nunca foram apontados pelos colegas de confinamento e o ginasta era considerado um homem carinhoso e gentil dentro da casa.

A reação fora da casa: Após as acusações e outras atitudes machistas do ginasta, ele foi o segundo eliminado do programa com uma rejeição de mais de 80% dos votos. Além disso, foi intimado a prestar depoimento para a Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar os casos de assédio.

‘Japonês que rebola o rabo’

A frase: “Olha aí pra esse japonês que rebola o rabo”

O autor: O ginasta Petrix Barbosa, de 27 anos

O contexto: Petrix discute com o arquiteto Felipe Prior quais são suas opções de voto no BBB. Quando fala do youtuber Pyong Lee, se refere a ele como “o japonês que rebola o rabo”. Pyong é conhecido por dançar de forma efusiva nas festas e não é japonês. O youtuber nasceu em São Paulo e tem família de origem sul-coreana.

A reação dentro da casa: O arquiteto Felipe Prior não vê nada de errado na fala de Petrix e continua a conversa normalmente.

A reação fora da casa: Pyong Lee é um dos participantes mais populares da edição. Seu comportamento tem sido elogiado por se diferenciar dos outros homens da casa. Principalmente, por se posicionar contra os comentários machistas e não seguir o padrão de masculinidade tóxica do programa (até na hora de dançar).

‘Não comi porque estava sem fome’

O diálogo: Felipe: Ela queria dar para o Lucas
Lucas: Eu só não queria comer. Estava sem fome.

Os envolvidos: Participaram da conversa o arquiteto Felipe Prior, o fisioterapeuta Lucas Gallina, o modelo Guilherme Napolitano e o ex-jogador de futebol Hadson Nery.

O contexto: Os quatro homens estavam reunidos no quarto do líder e comentavam sobre a relação de paquera entre Lucas e a influenciadora Mari Gonzalez. Tanto Lucas, quanto Mari têm relacionamentos fora do programa.

Reação dentro da casa: No momento do comentário, os quatro homens riram. Nenhum deles pareceu se incomodar com a forma que Lucas se refere à Mari, nem repreendeu o colega de confinamento.

Reação fora da casa: O diálogo foi considerado pelo público como mais um episódio de machismo dentro da casa. Muitas pessoas destacaram a participação do modelo Guilherme na conversa, já que em alguns momentos ele parecia não participar das atitudes machistas.

‘Não veio uma novinha gatinha’

A frase: “A qualidade podia ter sido melhor. Porque não veio uma novinha gatinha”.

O autor: O ginasta Petrix Barbosa.

O contexto: Alguns homens conversavam na banheira sobre a aparência das mulheres na casa. Petrix comenta que sente falta de uma “novinha”, mesmo que das 10 mulheres somente duas tenham mais de 30 anos.

Reação dentro da casa: Unidos, os homens se divertem criticando a aparência das mulheres.

Reação fora da casa: Mais uma vez, a atitude dos participantes foi considerada machista pela maior parte do público. Nas redes sociais, deboches com a aparência dos próprios homens apareceram como resposta.

‘O único jeito de ganhar isso aqui, queimando elas’

O plano: Homens da casa tentam uma aproximação com mulheres comprometidas do reality.

Os envolvidos: O fisioterapeuta Lucas Gallina, o ginasta Petrix Barbosa, o ex-jogador de futebol Hadson Nery e o arquiteto Felipe Prior.

O contexto: Os homens da casa se uniram numa tentativa de desestabilizar as mulheres comprometidas. A ideia era “seduzi-las”, para que traíssem os namorados e fossem “queimadas” pela opinião do público. Lucas e Petrix tem namorada fora do programa, mas não se preocuparam com a reação delas.

Reação dentro da casa: Em uma das noites mais agitadas da casa, as mulheres trocaram figurinhas e descobriram sobre esse plano. Todas elas consideraram a atitude baixa e machista. Unidas, elas questionaram os homens sobre o plano e aproveitaram para falar de outras atitudes machistas.

Reação fora da casa: A união das mulheres foi abraçada pelo público. A descoberta do plano e reação das sisters marcou a edição como uma lição de combate ao machismo e união feminina.

‘Para mim, elas estão doidas’

A frase: “Eu não consigo nem ficar com raiva delas, porque pra mim elas estão doidas. Sou criado por três mulheres e aquela cidadã falou que eu sou machista”.

O autor: O ex-jogador de futebol, Hadson Nery.

O contexto: Após serem confrontados pelas mulheres, todos os homens negaram conhecimento ou participação no plano de “queimar” as colegas. Nessa conversa, Hadson desabafa dizendo que foi acusado injustamente e desqualifica o discurso (verdadeiro) das mulheres.

Reação dentro da casa: Após a vitimização por parte dos homens questionados, parte da casa, incluindo algumas mulheres, voltou a apoiá-los. Muitos participantes chegaram a dizer que eles estavam sendo injustiçados.

Reação fora da casa: Muitas pessoas perceberam a atitude de Hadson como “gaslighting”. Esse é o ato de desqualificar o discurso da mulher, afirmando que ela não possui sanidade ou discernimento. Além disso, o choro de Hadson virou motivo para piada.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!