Tarde vai ser de temporal e ‘friozinho’ em BH; manhã tem via bloqueada e desabamento

chuva bh fevereiro 2020
Meteorologia prevê mais chuva na capital (Amanda Dias/BHAZ + @OficialBHTRANS/Twitter/Reprodução

Com Vitor Fórneas

As pancadas de chuvas causaram, novamente, situações difíceis em Belo Horizonte nessa quinta-feira (6). Ruas e avenidas precisaram ser fechadas, o ribeirão Arrudas transbordou e várias outras ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Nesta sexta-feira (7), a previsão também é de chuva, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meterologia). A meteorologia espera precipitações, principalmente, no período da tarde e noite

O Corpo de Bombeiros informou que, durante a noite, uma casa desmoronou em Santa Luzia, na região metropolitana de BH. A vítima contou à corporação que estava com os filhos dormindo na hora do desabamento. Ela teve escoriações leves.

Ao BHAZ, a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet explicou o fenômeno climático. “O sistema mostra que teremos chuvas com trovoadas, mas nada de forte intensidade, como as registradas nessa quinta. O volume deverá ser de 50 mm (milímetros) ao longo das 24 horas. Apesar disso, pedimos que todos fiquem atentos aos alertas emitidos pela Defesa Civil”, disse.

Na capital, a temperatura mínima registrada foi de 16°C e a máxima deverá alcançar os 24°, segundo a Defesa Civil. Anete explica que as temperaturas mais baixas não favorecem a formação das nuvens que provocam chuvas.

“Estamos com muita umidade no entorno de Belo Horizonte, porém com a tendência de temperaturas mais baixas não teremos aquecimento muito forte e isso diminui a formação de nuvens”, explicou.

Friozinho

O friozinho causado pela queda na temperatura já repercute entre os internautas. No Twitter a trégua no calor é comemorada pelos usuários da rede social.

“BH está finalmente voltando a fazer frio. Boas noites de sono estão por vir”, “Frio em BH, parece até um sonho”, “BH está com friozinho tão maravilhoso”, disseram algumas pessoas.

Via bloqueada

O temporal dessa quinta ainda causa transtornos aos motoristas. De acordo com a BHTrans, uma encosta desmoronou e impede o tráfego na avenida Professor Mário Wenerneck no trecho entre a rua Desembargador Amilcar de Castro e a avenida Barão Homem de Melo.

Outro ponto bloqueado é o cruzamento da avenida Cônsul Antônio Cadar com rua Professora Iracema Pimenta, no bairro São Bento.

Mais do que o esperado

O mês de fevereiro mal começou e a Defesa Civil já registrou um volume de chuvas bem mais do que o esperado em seis regionais da Capital. As tempestades atingiram, em especial, a regional Centro-Sul, onde foi detectado um acúmulo de 216,6 mm (milímetros) até às 7h40 desta sexta-feira.

Confira o acumulado de chuvas (mm) em fevereiro até às 7h40 desta sexta:

  • Barreiro – 185,0 (102,0%)
  • Centro-Sul – 216,6 (119,4%)
  • Leste – 131,4 (72,4%)
  • Nordeste – 99,4 (54,8%)
  • Noroeste – 175,2 (96,6%)
  • Norte – 73,2 (40,4%)
  • Oeste – 214,6 (118,3%)
  • Pampulha – 149,4 (82,4%)
  • Venda Nova – 101,4 (55,9%)

A média climatológica para fevereiro é de 181,4 mm, conforme o Inmet.

Mantenha-se em segurança

Durante o período chuvoso, autoridades recomendam que motoristas e pedestres adotem ações preventivas de segurança. A Defesa Civil Municipal pede para que a população redobre a atenção e evite locais que possam inundar. Confira outras recomendações para manter-se em segurança:

– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.

– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

– Atenção especial em áreas de encostas e morros.

– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos

Relembre cenas do temporal dessa quinta-feira

Lixo se acumula nas grades do ribeirão Arrudas, na altura da Tereza Cristina
(Rafael D’Oliveira/BHAZ)
Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!