Botijões de gás são vendidos a R$ 40 em BH e moradores fazem fila

botijões de gás petroleiros
Divulgação/Mídia Ninja

Quem passou pelo bairro Santo André, na região Noroeste de Belo Horizonte, neste sábado (8), foi surpreendido por um protesto bastante diferente. Realizado por petroleiros em greve, o ato tinha como objetivo vender botijões de gás por R$ 40. Ao todo, 200 recipientes de 13kg foram vendidos com 50% de desconto em um posto montado no local.

A ação foi realizada por integrantes do Sindipetro-MG (Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais) em manifestação contra preços considerados abusivos. Além da capital, a iniciativa também já ocorreu no Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. “Nós podemos e devemos vender o gás de cozinha mais barato, esse preço inacessível para a população não faz bem nem para a Petrobras, nem para o Brasil. (…) a gente pode garantir o lucro da empresa e ainda assim garantir um preço justo para a população”, explicou Alexandre Finamori, presidente do sindicato.

Finamori ainda explicou que dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que mais de 18% da população não tem acesso ao gás por causa do preço. “Um  a cada cinco  brasileiros usa lenha ou outra forma não convencional para preparar o alimento”, afirma.

A greve dos petroleiros chegou ao oitavo dia neste sábado (8). A FUP (Federação Única dos Petroleiros) explica que a paralisação ocorre por conta de demissões em massa, além do fechamento de unidades da Petrobras e também pela possibilidade de privatização.

“As medidas autoritárias e inconstitucionais da gestão da Petrobrás, na tentativa de enfraquecer a greve dos petroleiros, estão surtindo efeito contrário. A categoria segue forte e unida, resistindo à pressão e ao assédio das gerências. Neste sábado, 08, a FUP contabilizou 86 unidades em todo o Sistema Petrobrás cujos trabalhadores aderiram à greve nacional. São 13 estados do país mobilizados, cobrando a suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) e o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho”, diz comunicado publicado no site da FUP.

Produção de petróleo não foi afetada por greve, diz Petrobras

No último dia 3, a Petrobras informou que a paralisação dos petroleiros não provocou impactos na produção de petróleo, combustíveis e derivados.

Em nota, a Petrobras informou que o movimento grevista iniciado em algumas de suas unidades é injustificado, pois o acordo coletivo de trabalho foi assinado por todos os sindicatos em novembro de 2019 e as negociações previstas estão seguindo curso normal e, segundo a empresa, os motivos alegados pela FUP não atende aos critérios legais. “Reforçamos que, em todos itens apontados pelas entidades sindicais, a companhia vem cumprindo rigorosamente os compromissos firmados e segue aberta para dialogar com as entidades”.

A companhia informou que todas as suas unidades de produção de petróleo, combustíveis e derivados estão em operação dentro dos padrões de segurança. Não há impactos na produção e nem no abastecimento ao mercado.

Com Agência Brasil

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!