Alimentos arrecadados em show de Pabllo Vittar para vítimas da chuva são desprezados pela organização

Alimentos arrecadados em show de Pabllo Vittar
Alimentos arrecadados em show de Pabllo Vittar ficam jogados na Andradas (Reprodução/WhatsApp)

Uma pilha de alimentos arrecadados em um show de Pabllo Vittar, que foi realizado nesse sábado (8), na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, foi abandonada no meio da rua. As doações tiveram como objetivo ajudar as vítimas de estragos causados pela chuva.

Os mantimentos foram doados pelo público como ingresso para a festa “Chá da Alice”, com a participação da cantora, e seriam destinados ao Servas (Serviço Social Autônomo Servas), que distribuiria à população vulnerável pelas chuvas em Minas Gerais. Fotos dos alimentos jogados na rua sendo recolhidos por agentes da prefeitura circularam pelo WhatsApp.

Em nota (leia abaixo na íntegra), a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) confirmou que recolheu os mantimentos e “garantiu o acondicionamento adequado, instaurando procedimento de autuação e multa”.

A PBH disse, ainda, que a organização do evento terá 24h para retirar o material e que serão autuados, já que a SLU (Secretaria de Limpeza Urbana) teve que fazer a limpeza do local, que também era responsabilidade dos produtores.

Foto que circulou no WhatsApp mostra sujeira na Praça da Estação depois do evento (Reprodução/WhatsApp)

O Code Bar, organizador do evento, afirmou em nota (leia abaixo na íntegra) que a empresa contratada para recolher os alimentos arrecadados, bem como fazer a segurança e limpeza, abandonou o local por causa da chuva, sem aviso prévio.

Procurada pelo BHAZ, a organização disse, também, que vai retirar os alimentos junto à prefeitura nesta segunda-feira (10) e arcar com a troca dos produtos danificados.

A reportagem tentou contato com a empresa contratada pelo Code Bar, mas não obteve sucesso. Tão logo a contratada se manifeste, esta publicação será atualizada.

Nota da Prefeitura de Belo Horizonte

“Após a realização do evento “Chá Selvagem”, com participação de Pablo Vittar, na Praça da Estação, os alimentos não perecíveis arrecadados pela produção do evento foram deixados na via pública. Segundo o licenciamento, essa arrecadação seria para doação a famílias atingidas pelas chuvas, a ser encaminhado ao Servas. A Prefeitura de Belo Horizonte, ainda no sábado a noite, recolheu o material e garantiu o acondicionamento adequado, instaurando procedimento de autuação e multa. Os responsáveis pelo evento terão 24 horas para retirar o material e caso não o faça, será dada destinação adequada pela política de segurança alimentar do município. Além disso estava previsto no licenciamento que a limpeza do local depois do show seria de responsabilidade dos organizadores que não realizaram o recolhimento dos resíduos. A SLU limpou o local e os produtores serão autuados.”

Nota da organização

“Promotor do evento Chá da Alice, realizado nesse sábado, dia 08, na Praça da Estação informa que o abandono dos alimentos arrecadados no evento foi de responsabilidade da empresa Equipe 1 contratada para realizar a limpeza, recolhimento das doações e segurança do local. Em virtude da chuva, a empresa autorizou a saída de seus funcionários sem aviso prévio à organização. Hoje, pela manhã, a Prefeitura de Belo Horizonte, parceira na organização do evento, recolheu os alimentos. “Iremos avaliar a situação dos alimentos e arcar com a troca dos que foram danificados”, afirma Produção do Evento. A festa Chá da Alice teve um público de 15 mil pessoas e contou com shows de Pabllo Vittar, Baianas Ozadas e participação de Mari Antunes, vocalista do Babado Novo.

Já estamos em contato com eles. E iremos retirar os produtos amanhã de manhã substituir os que foram danificados e entregar.”

Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!