Quando a conexão está na criatividade: Cursos para professores e outros profissionais criativos

Educação Criativa
Renata Alencar e Tailze Melo: Construção de portfólio autoral, criatividade como estratégia e interdisciplinaridade se alinham na proposta dos cursos da dupla. (Amanda Coimbra/Divulgação)

“O nosso potencial criativo está na qualidade das conexões que realizamos”, explica Renata Alencar, uma das coordenadoras de quatro especializações da PUC Minas dedicadas ao tema dos processos de criação. “São cursos diferentes nos seus recortes e nas suas prioridades. Dois foram pensados especialmente para educadores e outros dois foram concebidos para profissionais de criação verbal ou visual. Apesar das diferenças entre eles, os cursos se conectam pela atenção dada ao trabalho criativo”, completa. 

Estamos aqui falando dos cursos de pós-graduação lato sensu “Educação criativa”, “Metodologias ativas para a educação”, “Escrita Criativa” e “Fotografia e outras visualidades contemporâneas”. Os quatro estão com inscrições abertas na PUC Minas. Entenda abaixo as características de cada um e onde buscar mais informações.

Sobre o curso “Educação Criativa”

O curso “Educação Criativa” integra o Programa de Formação de Professores do Instituto de Educação Continuada PUC Minas. O curso foi lançado em 2018 e está na sua quarta turma. O curso é semipresencial. As aulas presenciais acontecem no IEC PUC Minas – Unidade Praça da Liberdade, às terças-feiras, das 19h às 22h30. “No Educação Criativa, investimos muito na heterogeneidade do grupo de educadores que compõe nossas turmas. Temos professores da educação infantil, do fundamental, do ensino médio, de graduações, das mais diversas áreas de conhecimento. O que nos interessa é estimula-los a se apropriarem das paisagens conceituais trabalhadas no curso para a produção de metodologias específicas para suas áreas de atuação. Então, é um curso que acontece de modo efetivamente interdisciplinar e no qual teoria e prática não são tratadas de forma separada. O conhecimento, pela criação, é teórico-empírico”, explica Tailze Melo, que coordena o curso junto com Renata Alencar. 

Os candidatos que quiserem conhecer a proposta do “Educação criativa” mais de perto podem se inscrever, gratuitamente, para a palestra de apresentação do curso, no site do IEC PUC Minas. A palestra acontece no dia 13 de fevereiro.

Sobre o curso “Metodologias ativas para a educação”

O curso “Metodologias ativas para a educação” é um curso 100% à distância, oferecido pela PUC Minas Virtual. Essa especialização foi pensada para os profissionais da educação que querem se capacitar em um contexto marcado pelo crescimento da educação híbrida e à distância, e pela demanda de tornar mais instigante o espaço da sala de aula. Muitas vezes, os educadores, apesar de desejarem a qualificação profissional, não podem assumir compromissos em horários que competem com suas jornadas de trabalho. Foi pensando nesse grupo de educadores e também naqueles não residentes em Belo Horizonte, que o curso “Metodologias ativas para a educação” foi elaborado. Dessa forma, professores de outras cidades e estados podem acessar uma formação inovadora e de qualidade. 

“Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas buscam novas formas de ensinar e aprender. As metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking, Games Educativos, entre outros), podem exercer um papel transformador nessa procura”, destaca Rennan Antunes, um dos coordenadores do curso. 

Sobre os cursos “Escrita Criativa” e “Fotografia e outras visualidades contemporâneas”

Os dois cursos compõem o Programa de especialização em Processos criativos. O Processos criativos começou como um curso único em 2006 e virou Programa no ano passado, se desdobrando em dois cursos diferentes, mas que mantêm alguns momentos de conexão. Os dois cursos abordam a criação na sua condição intersemiótica, mas o primeiro enfatiza os processos de criação verbal e o segundo os processos de criação no campo das visualidades.
Na sala de aula do Escrita criativa, encontram-se escritores e redatores, experientes ou não. Já no curso “Fotografia e outras visualidades”, o espaço é dos fotógrafos, videomakers, designers e artistas visuais. 

Essas especializações acontecem no IEC PUC Minas Praça da Liberdade. Na próxima segunda, dia 10, tem palestra de apresentação para os interessados e pode participar quem quiser, gratuitamente.

Entre em contato direto com a coordenação nas nossas páginas!

Para Insta dos cursos Educação criativa e Metodologias ativas>> @cursoseducacaocriativa

Para Insta dos cursos do Programa em Processos criativos >> @processoscriativos

View this post on Instagram

A ideia deste post é explicar tintin por tintin cada um dos cursos de especialização que eu @renataprocessoscriativos e @tailzemelo coordenamos na PUC Minas. São quatro e é tanto bololô de criativo pra cá e criativo pra lá que acaba confundindo um pouco as pessoas. Então, vamos lá! "Escrita Criativa" e "Fotografia e outras visualidades contemporâneas" compõem o nosso Programa de especialização em Processos criativos. O Processos criativos começou como um curso único em 2006 e virou Programa no ano passado, se desdobrando em dois cursos diferentes, mas que mantêm alguns momentos de conexão. Bem, já estamos aprendendo bastante com toda essa mudança que resolvemos fazer. O desafio está bem legal! Os dois cursos abordam a criação na sua condição intersemiótica, mas o primeiro enfatiza os processos de criação verbal e o segundo os processos de criação no campo das visualidades. Esses cursos acontecem no IEC PUC Minas Praça da Liberdade. Na próxima segunda, tem palestra de apresentação para os interessados e pode participar quem quiser, gratuitamente. O "Educação criativa" está na sua quarta turma e é uma versão do Processos criativos pensado, especialmente, para educadores. O curso é semipresencial e faz parte do Programa de Formação de Professores da PUC Minas. As aulas presenciais acontecem no IEC Praça da Liberdade. O "Metodologias ativas para a educação" é um curso 100% à distância que acontece pela PUC Minas Virtual. O nome já é autoexplicativo de seu recorte 😉 Eu, Tailze e Rennan Antunes dividimos a coordenação. 2019 foi o primeiro ano desse curso. Foi muito legal e o que podemos dizer é que, agora em 2020, estamos ganhando da PUC Virtual um ambiente do nosso jeitinho o/o/. <3 Siga nossas páginas no Insta. Para os cursos do Programa Processos criativos >> @processoscriativos As informações de nossos cursos para educadores estão aqui >> @cursoseducacaocriativa

A post shared by Processos Criativos_desde 2006 (@processoscriativos) on

Para informações sobre matriz curricular, investimento e outras dúvidas, acesse:

Educação Criativa >> CLIQUE AQUI

Metodologias ativas para a educação >> CLIQUE AQUI

Escrita criativa >> CLIQUE AQUI

Fotografia e outras visualidades >> CLIQUE AQUI