DE GRAÇA! Orquestra Sinfônica fará duas apresentações com grandes clássicos em BH

Orquestra Sinfônica fará apresentação de graça em BH
Sinfônica ao Meio-dia faz parte da política de difusão da música erudita (Reprodução/Sinfônica ao Meio-dia/Fundação Clóvis Salgado)

O Palácio das Artes será palco de apresentações gratuitas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais nesta terça (11) e nesta quarta-feira (12). Elas começam ao meio-dia nos dois dias e marcam o início das comemorações dos 250 anos do nascimento de Beethoven, com obras aclamadas dele e de outros grandes nomes da música erudita, como Mozart.

O concerto se inicia com a abertura da ópera “As bodas de Fígaro”, de Mozart. Essa é uma das três óperas que marcou a parceria do compositor com Lorenzo da Ponte, renomado libretista de sua época, e constitui um dos maiores sucessos de Mozart. A ópera apresenta uma sucessão de árias famosas que constam no repertório de praticamente todos os cantores líricos.

Em seguida a Orquestra Sinfônica executa o primeiro movimento da “Sinfonia n. 25”, também de Mozart. Essa obra ficou amplamente conhecida após o sucesso do filme “Amadeus”, dirigido por Milos Forman, pois logo no início do filme ouve-se os primeiros compassos da sinfonia.

O concerto prossegue com dois interlúdios da ópera “Carmen”, do compositor francês Georges Bizet. “Carmen” é uma das mais importantes óperas de repertório, presente em praticamente todos os teatros do mundo.

Já as duas obras que encerram o concerto iniciam as celebrações dos 250 anos de nascimento de Beethoven: o primeiro movimento da “Quinta Sinfonia” de Beethoven, uma das obras sinfônicas mais executadas no mundo, e a abertura “Egmont”.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Palácio das Artes, localizado na avenida Afonso Pena, 1537 – Centro.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior do Estado. Seu atual regente titular é Silvio Viegas.

Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto.

Sinfônica ao Meio-dia

Onde? Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)

Quando? Terça e quarta, 11 e 12 de fevereiro, às 12h

Quanto? GRATUITO – Retirada de ingressos na bilheteria do Palácio das Artes

Giovanna Fávero
Giovanna Fáverogiovanna.favero@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Escreve com foco na área de Guia e Cultura no BHAZ.