Home Guia BHAZDE GRAÇA! Orquestra Sinfônica fará duas apresentações com grandes clássicos em BH

DE GRAÇA! Orquestra Sinfônica fará duas apresentações com grandes clássicos em BH

Orquestra Sinfônica fará apresentação de graça em BH

O Palácio das Artes será palco de apresentações gratuitas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais nesta terça (11) e nesta quarta-feira (12). Elas começam ao meio-dia nos dois dias e marcam o início das comemorações dos 250 anos do nascimento de Beethoven, com obras aclamadas dele e de outros grandes nomes da música erudita, como Mozart.

O concerto se inicia com a abertura da ópera “As bodas de Fígaro”, de Mozart. Essa é uma das três óperas que marcou a parceria do compositor com Lorenzo da Ponte, renomado libretista de sua época, e constitui um dos maiores sucessos de Mozart. A ópera apresenta uma sucessão de árias famosas que constam no repertório de praticamente todos os cantores líricos.

Em seguida a Orquestra Sinfônica executa o primeiro movimento da “Sinfonia n. 25”, também de Mozart. Essa obra ficou amplamente conhecida após o sucesso do filme “Amadeus”, dirigido por Milos Forman, pois logo no início do filme ouve-se os primeiros compassos da sinfonia.

O concerto prossegue com dois interlúdios da ópera “Carmen”, do compositor francês Georges Bizet. “Carmen” é uma das mais importantes óperas de repertório, presente em praticamente todos os teatros do mundo.

Já as duas obras que encerram o concerto iniciam as celebrações dos 250 anos de nascimento de Beethoven: o primeiro movimento da “Quinta Sinfonia” de Beethoven, uma das obras sinfônicas mais executadas no mundo, e a abertura “Egmont”.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Palácio das Artes, localizado na avenida Afonso Pena, 1537 – Centro.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior do Estado. Seu atual regente titular é Silvio Viegas.

Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto.

Sinfônica ao Meio-dia

Onde? Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)

Quando? Terça e quarta, 11 e 12 de fevereiro, às 12h

Quanto? GRATUITO – Retirada de ingressos na bilheteria do Palácio das Artes

Comentários