Home NotíciasMinas GeraisCidades mineiras são tomadas pela água e registram desabamentos após novo temporal

Cidades mineiras são tomadas pela água e registram desabamentos após novo temporal

A forte chuva registrada no Sul de Minas deixou várias áreas debaixo d’água e causou desabamentos de encostas nessa segunda-feira (10). E a perspectiva para os residentes daquela região é de mais água: a meteorologia prevê a continuidades das precipitações e novos temporais não são descartados.

“A chuva vai continuar e a tendência é de muita chuva entre esta terça e quinta-feira (13). A frente fria vinda do litoral do Rio de Janeiro está causando as chuvas, pois formam áreas de instabilidade”, explicou, ao BHAZ, o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu alerta para “acumulados significativos de chuva em todo o centro/sul de Minas Gerais” nas próximas 24 horas.

Nas redes sociais, internautas compartilharam imagens dos estragos provocados pela chuva. A cidade de Delfim Moreira foi uma das atingidas. Por lá, o tráfego de veículos precisou ser interditado em alguns pontos devido ao desmoronamento de encosta numa estrada.

Muita chuva

Outro local que registrou e continua chovendo bastante é Poço Fundo. “A parte baixa da cidade está toda alagada. Deslizamentos foram registrados em alguns pontos e a forte chuva continua por aqui. Chuva tão forte como esta aconteceu em 2005, depois disso não me lembro mais”, contou ao BHAZ Marcus Vinícius, do Jornal de Poço Fundo.

Em algumas cidades atingidas, o volume de chuva alcançou os 90 mm. Veja os registros passados pelo Inmet:

  • Varginha – 40,2 mm
  • São Lourenço – 56,2 mm
  • Machado – 75,8 mm
  • Passa Quatro – 82 mm
  • Caldas – 90 mm

O meteorologista Claudemir de Azevedo explica que chuvas acima de 20 mm já podem causar transtornos.

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Comentários