BH terá primeira Marcha para Satanás: ‘A favor do Estado laico’

marcha satanas praca da liberdade
Praça da Liberdade foi escolhida para receber a Marcha para Satanás (Amanda Dias/BHAZ + Divulgação/Global Order of Satan)

Se você é do tipo que sempre fica curioso com movimentos diferentes que surgem na cidade, olha só este: em março, BH terá a primeira edição da Marcha para Satanás. O evento acontecerá na Praça da Liberdade e, apesar do nome, não é em homenagem a nenhuma fé específica, mas sim um pedido por mais empatia.

Ao BHAZ, um dos organizadores do evento, que não quis se identificar, contou que a marcha é inspirada em formas de Satanismo Moderno, que são mais uma forma de protesto contra abusos cometidos em nome de algumas religiões do que a adoração ao Diabo em si. “Nosso protesto é principalmente a favor do Estado laico e das liberdades individuais”, explica.

Ele ainda conta que a proposta é levar as pessoas a refletirem sobre como seria ver uma outra religião, muitas vezes considerada ”assustadora”, tendo espaço na sociedade: ” Muita gente é perseguida por não se adequar aos padrões colocados pelas religiões. Homossexuais, travestis, pessoas de religiões de origem africana, são colocadas à margem da sociedade por causa desse conservadorismo medieval”.

Além de levantar diversas questões sociais, o projeto também bate de frente com políticas públicas que privilegiam determinadas religiões e marginalizam outras. “Se as portas da política pública estão abertas pra uma religião, têm que estar abertas para todas. Se vai ter Jesus nas escolas públicas, vai ter Satanás nas escolas públicas. Se os imóveis de igrejas não pagam impostos, as casas daqueles que se declaram satanistas também tem que estar isentas”, defende o organizador.

Inspirada em movimentos como o Templo Satânico e a Global Order of Satan, a proposta da marcha pode ser chocante para alguns. No entanto, o objetivo principal não é confrontar diretamente os cristãos, mas sim unir pessoas que se identificam com a causa, segundo a organização.

“Queremos fazer um protesto divertido, satírico e blasfêmico, e convidar a sociedade a ter mais pensamento crítico, mais empatia e substituir a sua intolerância pelo amor”.

Marcha para Satanás

Onde? Praça da Liberdade – Funcionários

Quando? Domingo, 29 de março, das 14h às 20h

Quanto? GRATUITO

Mais informações? Acesse aqui

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!