DE GRAÇA! BH tem mais de 2 mil vagas em cursos de sete áreas

Inscrições abertas para Escola Livre de Artes
Ao todo, são oferecidas mais de 2 mil vagas (Divulgação/Ricardo Laf/PBH)

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura estão com inscrições abertas para as oficinas, laboratórios e cursos gratuitos da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Para o primeiro semestre de 2020 são oferecidas mais de 2 mil vagas nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural e teatro. Os cursos acontecem em mais de 20 unidades culturais localizadas nas nove regionais da cidade.

As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (14) no site ou presencialmente nos Centros Culturais, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural. A relação completa das oficinas e cursos ofertados está disponível no site de inscrição.

O processo de seleção para as oficinas e laboratórios é simplificado, sendo direcionado pelos critérios de assiduidade, pontualidade, presença qualificada e contribuição para o grupo de trabalho nos primeiros encontros. Para garantir sua vaga, o candidato não poderá faltar ou se atrasar nos primeiros dias de aula, que compreendem o período de seleção.

Se nas primeiras aulas a turma ultrapassar 40 pessoas, haverá seleção a partir de critérios específicos por área, esclarecidos no decorrer do processo. Para os cursos de longa duração, o processo de seleção poderá ter ainda ações específicas, como entrevistas e leitura de carta de intenção.

Para Frederico Diniz, gerente da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, a ELA reflete o comprometimento do poder público com a democratização de acesso à cultura. “Nossa intenção é levar ao público de todas as regiões de Belo Horizonte um ciclo formativo em arte e cultura. Além das oficinas e laboratórios, oferecemos cursos de longa duração para as pessoas que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos, com oportunidade de avançar nas modalidades de iniciação, aprofundamento e especialização numa formação contínua que pode durar até quatro anos”, completa.

Encontros de brinquedos e brincadeiras

Além das atividades com vagas abertas, há também os Encontros de Brinquedos e Brincadeiras que acontecem nos 17 centros culturais da cidade, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.

Os Encontros de Brinquedos e Brincadeiras valorizam o ato de brincar e possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e adultos são estimulados à vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade e reconhecimento das artes e dos elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. Para participar dessas atividades não é necessário se inscrever previamente, sendo que os Encontros são voltados para todas as idades.

Escola Livre de Artes Arena da Cultura

A Escola Livre de Artes Arena da Cultura foi criada em 2014, consolidando o projeto Arena da Cultura, promovido há mais de 20 anos pela Prefeitura de Belo Horizonte. O projeto conta com uma equipe de coordenadores responsáveis por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos. Dispõe, ainda, de uma equipe pedagógica formada por profissionais que dinamizam os processos formativos, conceituais e metodológicos, além da permanente reflexão em cada uma das linhas de atuação do projeto.

A Escola Livre de Artes desenvolve ainda o projeto Integrarte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com formação em arte e cultura para agentes públicos da rede municipal de ensino. Em 2020, a ELA trará para a grade oficial cursos desenvolvidos por meio de parcerias no ano anterior nas áreas de Audiovisual, Gestão e Produção Cultural e Bastidores das Artes. A seleção para estes cursos será lançada nas próximas semanas.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!