Home NotíciasBHNovo temporal? BH pode ter chuva de até 100 milímetros e Defesa Civil emite alerta

Novo temporal? BH pode ter chuva de até 100 milímetros e Defesa Civil emite alerta

chuva bh

A chuva não deve dar trégua para os belo-horizontinos e a previsão é de pancadas para os próximos três dias. Nesta quarta-feira (12), temporais acompanhados de rajadas de ventos, de até 50 km/h, são aguardados e o volume pode chegar a 100 mm (milímetros).

No começo da semana, a Defesa Civil publicou um alerta indicando que entre quarta e quinta-feira (13) a chuva seria mais intensa. Em conversa com o BHAZ, o meteorologista Dayan Carvalho, da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal, afirma que a chuva será constante e pode ser de forte intensidade.

“O alerta está mantido e a chuva não para desde a tarde de terça. Ela se estendeu pela madrugada e a tendência é a de que o asfalto permaneça molhado. Ate a manhã de quinta-feira deve chover entre 70 a 100 mm (milímetros), tanto em BH quanto na região metropolitana. A intensidade pode ser fraca e forte em alguns momentos”, diz o especialista.

A atuação de uma frente fria em Minas Gerais continuará causando os temporais na capital. “Os sistemas mostram que nos próximos três dias ainda teremos precipitações por aqui”, explica Dayan.

Com as chuvas constantes, a sensação de frio, na parte da noite e começo do dia, é sentida por alguns. “O ar úmido favorece o frio e por isso estamos vendo as pessoas tirando o casaco do guarda-roupa em pleno verão”, acrescenta.

A mínima registrada em BH foi de 17ºC e a máxima deverá alcançar os 25ºC.

Risco geológico

O solo muito encharcado aumenta os riscos de desabamentos e deslizamentos. O meteorologista alerta que as chuvas podem causar transtornos para aqueles que moram em áreas de risco.

“O que nos preocupa é o risco geológico, mais do que possíveis alagamentos. Quem precisar de atendimentos deve ligar para a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193)”.

Confira algumas orientações do órgão para risco geológico:

  • Coloque calha no telhado da sua casa e conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta;
  • Não despeje águas ou esgoto nos barrancos;
  • Não faça queimadas;
  • Se você observar aparecimento de trinca nas paredes, água empoçando no quintal ou minando na base do barranco, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvore ligue imediatamente para a Defesa Civil (199).

Cuidados com a chuva

Durante os temporais alguns cuidados precisam ser tomados pela população. A Defesa Civil pede para evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões.

Veja as orientações:

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Comentários