Home NotíciasBHChuva dá trégua no fim de semana mas deve voltar com tudo no Carnaval: ‘Tem muita água pra cair em BH’

Chuva dá trégua no fim de semana mas deve voltar com tudo no Carnaval: ‘Tem muita água pra cair em BH’

tempo nublado em BH

Se você gosta de planejar o fim de semana, a boa notícia é que a chuva deve dar uma trégua. No entanto, o tempo seco não vai durar muito, e pior: estão previstas pancadas para a semana do Carnaval.

“A frente fria que atua em Minas Gerais começa a perder força e as chuvas acontecerão de forma isolada em BH. O volume estimado é de 20 a 30 mm (milímetros). Nesta quinta-feira (13), as temperaturas continuam amenas: a mínima de 20ºC e a máxima podendo chegar nos 25ºC”, diz, ao BHAZ, o meteorologista Ruibran dos Reis.

Leia mais: Profissionais do sexo terão exames gratuitos de Covid-19 em BH

No fim de semana, o calor tende a retornar e os termômetros vão apresentar elevação, podendo chegar aos 28ºC. “As pancadas de forte intensidade estão descartadas”, afirma o meteorologista.

Carnaval chuvoso

Leia mais: Flexibilização do comércio: Guarda Municipal fecha 40 lojas em BH

A previsão é de que os próximos dias sejam sem chuvas, mas o cenário tende a mudar nos dias da folia, conforme alerta Ruibran. “Os sistemas indicam ainda muitas chuvas para Belo Horizonte até o fim do mês. O Carnaval, ao que tudo indica, será com bastante chuva”, explica.

Até esta quinta (13), BH registrou 220 mm de chuva e a expectativa é de que o número possa dobrar e chegar a 400 mm até o fim de fevereiro. “Ainda tem muita água para cair, pois uma frente fria começa a se formar na região Sul do país”, acrescenta.

Recorde

Assim como janeiro, BH dever ter mais um mês com chuva acima da média. “O recorde é de 1978, quando choveu 487,3 mm em BH. Os sistemas indicam um Carnaval bem chuvoso para nós”, conclui.

Acumulado de chuvas nas regionais de BH (Defesa Civil de BH/Reprodução)
Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política.

Comentários