Home ColunasA importância das forças de segurança

A importância das forças de segurança

O governo de Romeu Zema vem apresentando resultados expressivos na segurança pública, mesmo com a delicada situação financeira que herdou das gestões anteriores, o que dificulta o custeio do setor e a compra de equipamentos.

Em apenas um ano de mandato, os crimes violentos caíram 53% e os homicídios tiveram baixa de 37%. Isso apesar de o efetivo da Polícia Militar ter 5 mil homens a menos do que tinha há 11 anos. O uso intensivo da tecnologia e o desenvolvimento de técnicas de investigação e de patrulhamento foram fundamentais para esses índices. Mas nada disso seria possível sem a dedicação dos homens e mulheres que passam a vida a proteger a população de Minas Gerais.

Uma segurança efetiva é fundamental a todos os cidadãos. É também essencial para atrair investimentos e empregos — o que vem sendo uma das marcas do governo Zema.

Recentemente, vivemos duas situações que nos encheram de orgulho do trabalho de nossos policiais, bombeiros e demais servidores da Segurança Pública: o resgate das vítimas de Brumadinho e o atendimento às vítimas das chuvas que assolaram o Estado neste início de ano.

Mesmo com tantos méritos, as forças de segurança não tiveram reconhecimento nos últimos governos, já que a categoria não tem correção inflacionária desde abril de 2015. Além disso, em mais da metade dos estados brasileiros, o salário de um soldado é maior do que o dos profissionais mineiros.

Pela importância da segurança pública e considerando que é a categoria com maior defasagem em termos de correção inflacionária – cenário diferente para outros setores, o governo achou por bem conceder uma recomposição salarial que revisa as perdas monetárias que esses servidores tiveram nos últimos anos e que de modo algum impacta na responsabilidade fiscal e nem compromete o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

É inegável que outras categorias valorosas e fundamentais, como os servidores da educação e da saúde, também merecem uma melhor remuneração. Eu me dedico diariamente a aprovar as medidas de recuperação fiscal que vão equalizar as contas do Estado e, com isso, permitir que haja recursos para as recomposições inflacionárias das demais categorias.

Laura Serrano

Laura Serrano

Laura Serrano é deputada estadual eleita com 33.813 votos pelo partido Novo. Economista, Mestre pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em controladoria e Finanças e graduada pela UFMG com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica). É membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de pós-graduados de alto desempenho).

Comentários