Sob vaias da torcida, Atlético perde para a Caldense, nova líder do Mineiro

atlético perde para caldense no mineirão
Atlético perde para a Caldense, no Mineirão (Flickr Atlético Mineiro/ Divulgação)

Por Beatriz Kalil Othero

Atlético e Caldense entraram no gramado do Mineirão, nessa tarde de domingo (16), invictos no Campeonato Mineiro, disputando a liderança da competição. E quem levou a melhor foi a Caldense.

O time de Poços começou ganhando, levou o empate do clube alvinegro, e saiu vitoriosa nos acréscimos do segundo tempo: 2 a 1 para o time de Poços de Caldas, novo líder do Campeonato Mineiro, com 13 pontos.

Já o Atlético caiu para o 3º lugar, com 11 pontos. A promessa de grande jogo foi cumprida: a partida foi bastante movimentada, com lances perigosos – e alguns, inacreditáveis.

Homenagem

No dia dos 75 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, antes da bola rolar, foi feita uma homenagem aos “pracinhas” – soldados brasileiros que foram enviados à Itália – e um minuto de silêncio em memória dos que faleceram nos campos de batalha.

O bom filho à casa torna

A partida marcou a volta do atacante Diego Tardelli ao time alvinegro, que foi apresentado no intervalo de jogo e ovacionado pela torcida. Em 2020, ele usará a tradicional camisa 9. O goleiro Victor também retornou aos gramados. Ele estava fora desde julho de 2019, em razão de tendinite no joelho esquerdo.

Início movimentado

Logo no primeiro minuto de jogo, o lateral atleticano Guilherme Arana cobrou uma falta perigosa e o goleiro Alyson mandou para escanteio. Pouco depois, aos 4 do 1T, a Caldense respondeu: Arthur chutou uma pancada de falta de muito longe, e Victor espalmou. Aos 8 do 1T, o time da casa chegou com perigo com um cruzamento rasteiro de Patric: depois de confusão na área, a bola sobrou para Nathan, que mandou por cima do gol. E aos 13 do 1T, mais um lance inacreditável na área da Caldense: Arana cruza, Yohan bate, Alyson pega, Ricardo Oliveira é travado no rebote, Patric tenta mandar para o gol, mas a bola sai.

Quem não faz, leva

Aos 18, o meia alvinegro Marquinhos não conseguiu tirar a bola de cabeça, perdeu a corrida e empurrou Marco Damasceno na área: pênalti para a Caldense, marcado pelo juiz Ronei Cândido Alves. O lateral Filipe Sousa, de 32 anos, chutou forte no canto esquerdo de Victor, e a bola foi direto para as redes. O clube da capital mineira sentiu o gol e a partida esfriou tanto, que outro lance perigoso aconteceu só aos 32 do 1T. Depois de receber a bola na área, Daniel, volante da Veterana (apelido da Caldense) chutou livre de marcação. Porém, a bola pegou no braço de Luiz Henrique, companheiro de time, e o juiz marcou falta.

Mas o Galo insistia – e Alyson também

Porém, o Atlético se recompôs aos poucos e o time respondeu aos 35 do 1T: Ricardo Oliveira cobrou bem uma falta a média distância, mas Alyson estava lá, espalmando para escanteio. No lance seguinte, Guilherme Arana mandou forte de fora da área, a bola desviou no adversário, explodiu no travessão, e quicou em cima da linha. Logo depois, Hyoran achou Patric na área, que mandou uma bomba, para boa defesa do goleiro da Caldense.

Chuvas e vaias fecham 1T

Ao final da primeira etapa, a chuva apertou, deixando o jogo ainda mais difícil. No último lance, aos 46, Marquinhos tentou da entrada da área, mas a bola subiu. Assim que o juiz apitou o fim do 1T, a torcida começou com as vaias e pediu melhora na postura do time.

A pressão alvinegra continuou no 2T

Aos 4 do 2T, depois de um cruzamento perigoso, Marquinhos dominou a bola na área com a mão, e o juiz marcou falta de ataque. O empate quase veio aos 6, quando Hyoran chutou forte de esquerda, e a bola passou rente à trave. Logo depois, a Veterana respondeu com cruzamento rasteiro pela direita, mas Patric estava atento no lance e tirou.

… e o empate veio do alto

Depois de muita insistência atleticana, o placar se igualou: aos 13 do 2T, em escanteio cobrado por Hyoran, Igor Rabello (de 1,91 m de altura), cabeceou “dando uma casquinha” na bola, sem chances para o goleiro Alyson. Foi o primeiro gol do zagueiro com a camisa do time alvinegro, em seu jogo de número 69.

2T dominado pelo Atlético

A Caldense, praticamente, só se defendia. Pouco depois, aos 15 do 2T, dentro da área, em dois lances seguidos, Hyoran chutou forte rasteiro, mas Alyson defendeu em ambos. Dez minutos depois, Patric cruzou forte na área, e Morais tirou rente à trave, quase fazendo gol contra.

Muitas faltas – Otero agradece

Aos 30, Otero, que entrou no segundo tempo, cobrou falta à meia altura com destino ao canto direito do gol, mas Alyson desviou. Curiosamente, depois da entrada do venezuelano em campo, a Caldense acabou cometendo cinco faltas na entrada da área: e claro, ele cobrou todas.

+6, gol da Caldense, e mais vaias

5 minutos a mais: o juiz não economizou no tempo de acréscimo – e os meninos da Caldense também não, na corrida. Aos 44 do 2T, depois de Zé Welison perder a bola, a Veterana armou um rápido contra-ataque, e a zaga atleticana mal conseguiu se recompor. João Victor recebeu sozinho na entrada da área, e chutou forte à meia altura no canto, sem chances para o goleiro Victor. Depois do gol, o juiz quis adicionar um minuto ao jogo. A partida foi finalizada aos 51 minutos, com vaias da torcida, que presenciou a primeira derrota do Atlético no Campeonato, e terceira vitória seguida da Caldense, nova líder.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 1 X 2 CALDENSE

Local: Estádio Mineirão,Belo Horizonte (MG)
Data: 16 de fevereiro de 2020, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: 
Ronei Candido Alves
Assistentes: 
Ricardo Junio de Souza e Frederico Soares Vilarinho
Cartão amarelo: Patric, Hyoran e Otero (Atlético-MG); Rafael Rosa, Franklin, Natahan, João Vitor e Morais (Caldense)
Gols: Filipe Souza, aos 18 do 1ºT e João Vitor, aos 44 do 2°T (Caldense); Igor Rabello, aos 13 do 2°T (Atlético-MG)

ATLÉTICO: Victor, Patric, Igor Rabello, Gabriel e Guilherme Arana; Jair e José Welison; Hyoran (Savarino), Marquinhos e Nathan (Di Santo) e Ricardo Oliveira (Otero).
Técnico: Rafael Dudamel

CALDENSE: Alyson, Filipe Souza, Guilherme Martins, Lucas Mufalo (Morais) e Rafael Rosa; Franklin (André Mensalão), Daniel e Nathan; João Victor, Arthur (Marco Damasceno) e Luis Henrique.
Técnico: Marcus Paulo Grippi

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!