Passageira salta de Uber em movimento após motorista ignorar GPS

Uma jovem de 19 anos saltou de um carro em movimento, durante uma corrida da Uber, na região Nordeste da capital. A estudante Gabriela Almeida conta que ficou com medo após o motorista percorrer um caminho diferente do habitual e ignorar as sugestões de rota do GPS. O caso aconteceu no bairro Lagoinha, na região Nordeste de BH, na noite da última sexta-feira (14).

Em nota (confira na íntegra abaixo), a Uber lamentou o ocorrido e disse que o motorista foi desativado da plataforma. “A empresa segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, nos termos da lei”, afirma. A empresa também deu dicas de segurança para quem se deparar com situações parecidas (veja no fim da matéria).

Gabriela relata que solicitou a corrida por volta das 20h de sexta, após sair do local onde trabalha, na região da Savassi. Ele seguia para o bairro São Luís, na Pampulha. “Eu sou da Bahia e moro em BH há pouco mais de dois anos, quando vim para cá estudar na UFMG. Então, não conheço muito a cidade. Mas, este é um caminho que faço praticamente todos os dias”, afirma.

Segundo a estudante, o trajeto duraria cerca de 20 minutos, contudo não foi isso que aconteceu. “Ao invés de seguir pela avenida Antônio Carlos, ele entrou na Cristiano Machado e, depois, começou a adentrar pelo bairro Lagoinha. É uma região muito deserta e os comércios estavam fechados, não tinha ninguém nas ruas”, conta.

A jovem começou a desconfiar do motorista ao perceber que ele estava ignorando as instruções do GPS. “O aplicativo mandava fazer um caminho e ele seguia por outro. Além disso, ele começou a ficar nervoso quando eu questionava o trajeto. Eu compartilhei a corrida com um amigo que me disse que tinha algo errado, pois já era para eu estar em casa e ainda estava próxima do Centro”.

Gabriela relata que fugiu com medo de que algo ruim acontecesse. “Eu não pensei duas vezes, peguei minha bolsa, aproveitei que ele reduziu a velocidade do carro para descer um morro, abri a porta e saltei do veículo em movimento. Eu não me machuquei. Saí correndo e pedi ajuda para uma senhora que mora na região. O motorista ficou lá parado”, explica a estudante.

“Ele ainda me mandou uma mensagem dizendo que estava seguindo o caminho certo. Por um momento eu pensei que ele tivesse desviando de algum bloco de Carnaval, ou evitando o trânsito, mas, mesmo assim, não fazia sentido o trajeto que ele fazia. Fiquei com muito medo de ser estuprada ou dele fazer algo comigo”, acrescenta.

Após isso, a jovem conseguiu pegar um outro Uber. “Essa senhora me acompanhou até um bar, onde havia movimento. De lá, eu pedi um novo carro e consegui chegar em casa com segurança”, diz.

“Espero que isso sirva de alerta para outras mulheres. Eu pensei que isso nunca aconteceria comigo, mas quando caiu a ficha, já estava no olho do furacão, com muito medo de acontecer algo. Por isso, não podemos deixar passar desapercebido esse tipo de caso”, ressalta a estudante. A jovem também fez uma postagem em sua rede social em que relata o fato.

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A @uber_br está sendo completamente IRRESPONSÁVEL na contratação dos motoristas e na segurança dos passageiros. Ontem a noite eu saí do trabalho mais tarde e pedi um uber pra voltar pra casa porque achei que seria mais seguro do que voltar de ônibus, mas acabei passando por um pesadelo e uma das piores coisas de minha vida. Um trajeto que era pra durar cerca de 22 minutos durou mais que o dobro porque o motorista desviou do caminho (vejam na sequência das fotos o caminho que ele estava fazendo e o caminho indicado pelo GPS). Ao invés de seguir a Av. Antônio Carlos, ele entrou na Av. Cristiano Machado e começou a adentrar o bairro Lagoinha – que NÃO faz parte do percurso e é extremamente perigoso, com ruas desertas e escuras. Eu o questionei várias vezes sobre o trajeto e ele disse que estava seguindo o GPS, mas eu VI ele desrespeitar a rota e começar a ficar mais nervoso. Tinha compartilhado a corrida com meu amigo e pedi pra ele verificar o caminho e ele também estranhou quando viu que eu ainda estava no centro quando já era para estar chegando em casa. A medida em que ele avançava, a previsão de chegada em casa no aplicativo ficava cada vez mais distante. Nessa situação não dá pra pagar pra ver porque o preço pode ser alto demais. Por isso, eu tirei o cinto, peguei a minha bolsa e saí do carro EM MOVIMENTO em uma rua completamente vazia e muito pouco iluminada. Corri até encontrar uma senhora que me conduziu até um estabelecimento seguro e de lá consegui chegar em casa. Depois disso tudo, fiz a denúncia pelo app da @uber_br e tive a resposta de que eles irão “enviar uma orientação por mensagem ou pessoalmente e banir o motorista do aplicativo EM CASO DE REINCIDÊNCIA” e pararam de me responder. Precisamos esperar isso acontecer de novo???? Até quando vai ser preciso “enviar uma orientação” BÁSICA de RESPEITO??? Eu não quero uma orientação, quero voltar para casa segura.

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Nota da Uber

“A Uber lamenta o ocorrido e informa que o motorista já foi desativado da plataforma. A empresa segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, nos termos da lei. O app da Uber possui um botão de recursos de segurança para usuários que permite, a um simples toque, compartilhar informações da viagem em tempo real com contatos de confiança e ligar para a polícia. Isso permite que, ao longo de todo o trajeto, seja possível compartilhar a localização e a previsão de chegada em tempo real com quem o usuário desejar, por redes sociais ou mensagem”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

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