Record crava Rodrigo Faro como ‘celebridade’ mais conhecida e web reage: ‘Pesquisa feita na casa dele’

Rodrigo Faro é celebridade mais conhecida do Brasil
Resultado da pesquisa foi motivo de questionamento e piadas nas redes sociais (@rodrigofaro/Instagram/Reprodução + @OJonathanF/Twitter/Reprodução)

Qual seria a celebridade mais conhecida do Brasil? Xuxa? Pelé? Silvio Santos? Ivete Sangalo? Segundo uma pesquisa divulgada pelo Portal R7, todos esses nomes foram superados pelo apresentador Rodrigo Faro, da própria Rede Record.

Pelo Instagram, o apresentador agradeceu a indicação. Faro disse que ainda estava sem acreditar na notícia. “Não sei se mereço isso. Quem diria que aquele garotinho de origem simples que sonhava em ser artista chegaria tão longe”, escreveu.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Ipsos, que entrevistou 1 mil pessoas acima de 16 anos. Outros nomes de destaque entre os mais conhecidos são Luciano Huck, Juliana Paes e Ana Maria Braga.

Além das mais famosas, também foram listadas as celebridades mais influentes do país. Nessa categoria, o topo ficou com o jornalista Evaristo Costa, seguido de Paulo Gustavo, Ivete Sangalo e Paolla Oliveira.

Pelo Twitter, Evaristo agradeceu a colocação e usou o Instagram para fazer uma brincadeira com os resultados. O apresentador compartilhou uma montagem que aparece ao lado da influenciadora Kim Kardashian e de Rodrigo Faro. “Kim Kardashian, por que choras?”, brincou.

Questionamentos e deboches

Nas redes sociais, a liderança de Rodrigo Faro no ranking foi questionada e acabou se tornando motivo para deboche quando o próprio portal de notícias da Record divulgou o resultado. “A realidade alternativa em que vive o R7 é fascinante”, comentou um usuário do Twitter.

A explicação da pesquisa

Em um texto publicado no site da empresa, o instituto Ipsos explica que a escolha dos famosos que entrariam na avaliação levou em conta se as personalidades participaram recentemente de novelas e campanhas publicitárias, o número de seguidores nas redes sociais, a frequência em que aparecem nas mídias, entre outros critérios.

“A nova edição da pesquisa reforça que a influência das personalidades não é proporcional à fama delas. A fama é fácil de se avaliar, analisando o quanto as celebridades são conhecidas. Já a influência é um processo de construção complexo que tem, entre outros fatores, a popularidade como um dos pontos avaliados”, comenta Cíntia Lin, diretora na Ipsos.

A pesquisa também identificou os youtubers mais influentes e mais conhecidos. O primeiro lugar de influência ficou com a youtuber de finanças pessoais Nathalia Arcuri, seguida pela sexóloga Laura Muller e pelo produtor de conteúdos educativos Iberê Thenório.

Entre os mais conhecidos da plataforma de vídeos, os destaques ficaram com Whindersson Nunes, Maisa Silva, Sasha Meneghel e Felipe Neto.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!