‘Carnaval também é protesto’: Zema é vaiado no bloco A Roda após proibição surpresa

bloco roda
Foliões entoaram gritos de “Fora, Zema” e “Fora, Bolsonaro”(Moisés Teodoro/BHAZ)

“Fora, Zema!” foi um dos gritos entoados por foliões que acompanharam ,na noite desta quinta-feira (20), o desfile do bloco A Roda, no bairro Floresta, região Leste de BH. O grupo carnavalesco está entre os prejudicados por um impasse que ameaça a realização de mais de 50 cortejos na capital. Nesta semana, a Polícia Militar (PM) passou a cobrar durante as fiscalizações feitas no período festivo uma documentação que até então não era exigida dos proprietários de carros de som adaptados. A corporação afirma que está apenas cumprindo a legislação.

O bloco A Roda teve que investir na contratação de um trio maior e R$ 3 mil mais caro para conseguir desfilar nesta quinta. O valor foi pago por meio de uma “vaquinha” feita entre os integrantes do grupo. Como o veículo não caberia na Rua Itajubá, onde o cortejo ocorre tradicionalmente, os organizadores precisaram alterar o trajeto para a rua Sapucaí.

+ Justiça nega liminar para carros adaptados saírem no Carnaval de BH; 60 blocos serão prejudicados

+ Cancelado! Juventude Bronzeada não terá cortejo por polêmica com carro de som

Por conta disso, Zema foi alvo de críticas. Durante o cortejo, o bloco convidou Leonardo Péricles, que é membro da coordenação Nacional do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e presidente Nacional da Unidade Popular, para falar sobre o ato político de barrar que a população ocupe as ruas.

“Querem impedir esse bonito Carnaval popular, para impedir a negritude, a turma da periferia, a mulherada de ir para a rua, e de tornar o Carnaval, que é diversão, também em protesto. E esses que mandam querem impedir isso, como é o caso do Zema e o que está fazendo. E para terminar, apesar disso tudo, não vão conseguir impedir o nosso Carnaval”, disse.

Na sequência, o manifestante puxou gritos de “Fora, Bolsonaro” e “Fora, Zema”, sendo acompanhado pela bateria e pelo público.

‘Bolsominions não são bem-vindos’

Após os gritos de protesto, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ensaiaram uma pequena vaia ao grupo, que foi contida pelos vocalistas do bloco. “A gente não apoia governo miliciano que mata vereadora. A gente não apoia isso. Pode pegar seu dedinho pra baixo e tchau”, disse Randolpho Landim. “Quem apoia a Roda sabe onde nós estamos, à esquerda sempre. Bolsominions não são bem-vindos”, complementou Ludmilla Rodrigues.

Confira a live feita pelo BHAZ no bloco:

https://www.facebook.com/portalbhaz/videos/124346782334005/

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!