Home NotíciasBHSolidariedade em alta! Entidades sindicais emprestarão trios para blocos desfilarem no Carnaval de BH

Solidariedade em alta! Entidades sindicais emprestarão trios para blocos desfilarem no Carnaval de BH

Blocos que não conseguiram regularizar carros de som para desfilar no Carnaval de BH poderão usar trios elétricos da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) para realizar os cortejos. As entidades sindicais decidiram disponibilizar os veículos após uma reunião entre representantes de grupos carnavalescos e autoridades de segurança terminar em impasse. A decisão foi anunciada na tarde desta quinta (20).

Representante da SI LIGAS (Santa Tereza Independente Liga) e um dos fundadores do bloco Volta Belchior, Kerison Lopes foi o responsável por entrar em contato com as entidades e sugerir a iniciativa. Ao BHAZ, ele contou que a CUT e o Sind-UTE se solidarizaram com os blocos que corriam risco de não sair no Carnaval e toparam emprestar os trios.

+ Justiça nega liminar para carros adaptados saírem no Carnaval de BH; 60 blocos serão prejudicados

Leia também:  Domingo de protestos contra e a favor do governo do presidente Bolsonaro

“O Volta Belchior também teve problema com o carro, mas já estava resolvido, alugamos outro veículo. Acompanhei a reunião realizada hoje [na Cidade Administrativa] e diante do impasse tive a ideia de conversar com as entidades e eles se solidarizaram, toparam e alguns blocos já confirmaram que usarão os trios”, disse.

Leia também:  Covid-19: Pessoas em situação de rua relatam belo-horizontinos 'mais solidários'; PBH é alvo de críticas

O bloco Juventude Bronzeada, um dos maiores e mais tradicionais da capital, confirmou nesta quinta-feira o cancelamento do cortejo deste ano. O grupo emitiu uma nota em que fala a respeito o assunto. Um dos representantes do grupo, Rodrigo Boi, contou ao BHAZ que, até o momento, a situação do bloco ainda é a mesma. “Estamos pensando alternativas e vendo o que pode acontecer como desdobramento, mas por enquanto o cortejo segue cancelado”, explicou.

+ Cancelado! Juventude Bronzeada não terá cortejo por polêmica com carro de som

Segundo Lopes, os blocos Fita Amarela, Pescoção, Alcova Libertina, Valet, Emoções e Esperando o Metrô são alguns dos que já demonstraram interesse em usar os trios das entidades. Uma reunião entre organizadores dos grupos será realizada nesta sexta-feira (21), pela manhã, na sede da CUT para definir os próximos desdobramentos. Alguns, por exemplo, terão que mudar os horários dos cortejos.

Leia também:  Consulta para retirada de cestas básicas começa nesta segunda; PBH unifica processo

Para Lopes, a CUT e o Sind-UTE entenderam bem o desespero dos carnavalescos diante do impasse com as autoridades. “Eles entenderam a situação e a intransigência da Polícia Militar em barrar os blocos, então é um ato de solidariedade. Tudo isso mostra como é difícil colocar o bloco na rua em BH, como é difícil fazer o Carnaval acontecer”, pondera.

Roberth Costa

Roberth Costa

Editor do BHAZ desde junho de 2018 e repórter desde 2014. Participou do processo de criação do portal no ano de 2012. É formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Promove de Belo Horizonte e tem como foco a editoria de Cidades.

Comentários