Galo joga bem e empolga torcida, mas nem o ‘Eu acredito’ evita eliminação da Copa Sul-Americana

galo union sulamericana
Galo conseguiu vencer, mas não foi o bastante para evitar eliminação (@Atletico/Twitter/Reprodução)

O Atlético tentou bastante, mas o Unión Santa Fé (ARG) se segurou como pôde, e nem a vitória por 2 a 0, na noite desta quinta (20), bastou para o clube alvinegro avançar na Sul-Americana. Como o primeiro jogo havia sido 3 a 0 para o time argentino, o Galo precisava fazer no mínimo 3 gols para levar a decisão aos pênaltis, e ganhar por 4 gols de diferença para se classificar. O time da casa foi superior durante todo o jogo no Independência quase lotado, mas lances capitais foram decisivos na eliminação.

O clube argentino aguarda sorteio da próxima fase, para a definição do adversário. Já o Atlético enfrentará o Afogados fora de casa, na próxima quarta (26), às 21h30, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Otero, o especialista

Aos 15 do 1T, o venezuelano, cobrador de faltas oficial do Galo, ganhou um presente e tanto: uma cobrança à longa distância, do jeito que ele gosta. E não deu outra: o meia mandou direto para as redes, e fez o Independência ir à loucura com o golaço.

E o Galo queria mais

Aos 26 da etapa inicial, depois de escanteio, Calderón empurrou o zagueiro atleticano Réver na área: pênalti para o time da casa. O meia Hyoran cobrou forte, no canto direito do goleiro Moyano, direto para as redes: 2 a 0 para o Galo.

Pressão sem trégua

O Galo estava jogando do jeito que a torcida gosta. Antes mesmo do gol inicial, logo aos 9 da primeira etapa, o time mineiro ameaçou a marca argentina: depois do cruzamento do lateral Guga, Nathan cabeceou, e a bola tirou tinta da trave. E, quando já vencia por 2 a 0, também manteve o pé no acelerador: aos 43 do 1T, dentro da área, Nathan limpou, chutou… e a bola foi para fora.

O Unión também levava perigo

Ao contrário do que poderiam pensar, o time argentino não estava só na retranca, e também ameaçava a zaga atleticana. Aos 5 do 2T, Cabrera chutou forte, mas Michael fez uma grande defesa. No lance seguinte, o lateral Guga afastou o perigo depois de desvio de Bottinelli. E, aos 26 do 2T, o Unión chegou com certo perigo: Blasi chutou de fora e, no rebote, o atacante Troyansky foi travado na finalização.

E, claro, o Galo respondia

Aos 9 do 2T, depois de falta cobrada por Otero, o clube alvinegro quase chegou ao terceiro gol, mas a bola subiu. Pouco depois, aos 12, Guilherme Arana chegou chutando forte na área, mas Moyano saiu, veio na bola e impediu o gol. E o Atlético continuava buscando a vitória: aos 33, Hyoran soltou uma bomba de fora da área, obrigando o goleiro Moyano a mandar para escanteio.

‘Eu acredito’

O clima do jogo pedia, e a torcida atendeu: ao final do segundo tempo, os presentes no estádio puxaram o simbólico grito “Eu acredito”, tentando empurrar o time nos minutos finais pela classificação.

+5 minutos de esperança

O árbitro Nicolas Gallo assinalou 5 minutos de acréscimo, o que reacendeu a torcida atleticana. Porém, o tempo extra não foi suficiente para a equipe mineira conseguir mais um gol, e ficou por isso mesmo: 2 a 0 para o Galo, e 3 a 2 para o Unión no placar agregado.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2 X 0 UNIÓN SANTA FÉ

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20 de fevereiro de 2020, quinta-feira
Hora: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Nicolas Gallo (COL)
Assistentes: Sebastian Vela (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Cartões amarelos: Nathan e Iago Maidana (Atlético); Calderón, Elías, Milo, Troyansky e Javier Méndez (Unión Santa Fé)
Gols:
 Otero, aos 15 do 1ºT e Hyoran, aos 28 do 1ºT (Atlético)

ATLÉTICO: Michael; Réver (Iago Maidana), Gabriel e Igor Rabello; Guga (Ricardo Oliveira), Jair, Nathan, Hyoran, Otero (Marquinhos) e Guilherme Arana; Di Santo
Técnico: Rafael Dudamel

UNIÓN SANTA FÉ: Sebastián Moyano; Brian Blasi, Franco Calderón, Jonathan Bottinelli, Claudio Corvalán; Javier Cabrera, Jalil Elías, Javier Méndez, Milo (Bonifacio) e Gabriel Carabajal (Troyansky); Walter Bou (Mazzola)
Técnico: Leonardo Madelón

Edição: Thiago Ricci
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!