Barragens da Vale em risco máximo apresentam danos estruturais e podem se romper a qualquer momento

barragem vale minas podem se romper
Barragens em alto nível de risco podem se romper por falta de manutenção (Bárbara Ferreira/BHAZ)

Quatro barragens da Vale, que já estão em alto risco de rompimento, podem entrar em colapso a qualquer momento caso a mineradora não faça intervenções urgentes nas estruturas. O alerta foi feito pelo gerente de segurança de barragens de mineração da ANM (Agência Nacional de Mineração), Luiz Paniago Neves, durante audiência realizada pela Justiça Federal na última segunda (17), em Belo Horizonte.

As barragens em risco são:

  • B3/B4, em Nova Lima
  • Forquilha I, em Ouro Preto
  • Forquilha III, em Ouro Preto
  • Sul Superior, em Barão de Cocais

De acordo com o gerente, as estruturas estão há um ano sem monitoramento e manutenção e, por isso, o cenário está “piorando”. Desde o ano passado, as barragens já estão em nível três do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), o que significa que a “a ruptura é iminente ou está ocorrendo”.

“Após um ano sem monitoramento e manutenção das barragens em nível III de emergência, e das localizadas nas ZAS destas barragens, o cenário está progressivamente piorando, e se o empreendedor e as consultorias atuar diretamente nas barragens, elas fatalmente romperão”, disse Luiz Paniago Neves na audiência.

Ainda de acordo com Neves, vistorias realizadas nas barragens na última semana constataram anomalias que precisam de intervenções com urgência. No entanto, um dos problemas apontados é que a situação de risco das barragens impede que funcionários trabalhem na manutenção das estruturas.

A reunião na Justiça Federal contou com a presença de representantes do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), MPF (Ministério Público Federal) e do MPT (Ministério Público do Trabalho), além de membros da ANM e da Advocacia Geral da União.

As autoridades decidiram intimar a Vale a elaborar um plano de trabalho para reparar as estruturas. A intervenção deverá ser aprovada pelos órgãos. O BHAZ tentou contato com a mineradora e aguarda um posicionamento sobre a situação das barragens e também se já foi notificada quanto à decisão judicial. Caso a Vale responda, a matéria será atualizada.

Barragens em Minas

Minas conta com 25 estruturas com algum perigo: 16 em nível um, cinco em nível dois e quatro estruturas em nível três, que é considerado o mais grave. Todas as barragens em nível máximo de atenção pertencem a Vale.

+ Barragem da Vale em Nova Lima sobe para nível de alerta após chuvas

Níveis do DNPM

I. Nível 1 – Quando detectada anomalia que resulte na pontuação máxima de 10 (dez) pontos em qualquer coluna do Quadro 3 – Matriz de Classificação Quanto à Categoria de Risco (1.2 – Estado de Conservação), do Anexo V, ou seja, quando iniciada uma ISE e para qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura;

II. Nível 2 – Quando o resultado das ações adotadas na anomalia referida no inciso I for classificado como “não controlado”, de acordo com a definição do § 1º do art. 27 desta Portaria; ou

III. Nível 3 – A ruptura é iminente ou está ocorrendo.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!