Bolsonaro diz que deputado é negro pois ‘demorou para nascer’: ‘Deu uma queimadinha’

Bolsonaro durante a live
Fala aconteceu durante a live do presidente (Jair Bolsonaro/YouTube/Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o deputado federal Hélio Lopes (PSL) deu uma “queimadinha”, pois demorou a nascer, e que por isso não é a “cara” dele. Ele fez o comentário durante a edição dessa quinta-feira (20) da live que realiza semanalmente. A

O parlamentar do Rio de Janeiro, conhecido como Hélio Negão, participou da live enquanto o presidente falava sobre as refeições servidas no Exército. Bolsonaro ressaltava que os alimentos eram bons e pedia confirmação do deputado que dizia ao fundo.

“O Negão é o Hélio, meu irmão. Irmão que demorou pra nascer, 10 meses. Aparece aqui atrás. O Hélio deu uma queimadinha, se não ele seria a minha cara”, diz o presidente aos risos, na companhia do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Na sequência da transmissão, Jair Bolsonaro pergunta onde o parlamentar vai passar o Carnaval. Ao saber que o destino escolhido era o Guarujá disse: “Guarujá? Tá importante hein!? Tu ficou importante hein Negão?”.

Advogada repudia fala

Apesar da risada de Bolsonaro, a advogada especialista em causas de racismo, Lorrana Gomes, reforça a necessidade de combater tais “brincadeiras”.

“Sabemos que, infelizmente, comentários como este se tornaram comuns na sociedade, porém precisamos lembrar que eles causam impactos. Na esfera jurídica um processo judicial pode levar a pessoa até uma condenação por injúria; já na cível o dano moral”.

A advogada reforça que as falas preconceituosas estão inseridas na cultura e que isso precisa ser combatido, principalmente quando dito por autoridades.

“Quando um presidente da República fala algo deste teor o impacto é maior. A nossa cultura precisa ser revista e reestruturada, partindo principalmente das autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário, visto que eles representam o povo e devem dar bons exemplos”, disse Lorrana.

A advogada, que é negra, acredita numa mudança da sociedade e conta que sofre com essas “brincadeiras” constantemente. “Sou mulher, negra, advogada e infelizmente esses comentários são muito comuns no dia-a-dia. Eu mesmo tenho que lidar com isso diariamente”.

Racismo x Injúria racial

A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Clique aqui para saber mais.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!