Paulo Guedes pede desculpas após fala elitista: ‘A mãe do meu pai foi uma empregada doméstica’

Paulo Guedes - Ministro da Economia
Economista pediu desculpas no Palácio do Planalto (Marcos Corrêa/PR)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu desculpas às empregadas domésticas após declarar que, quando o dólar tinha um valor acessível, até as citadas trabalhadoras viajavam para a Disney, nos Estados Unidos.

A alegação foi feita nessa quinta-feira (20), no Palácio do Planalto. A fala do ministro, no entanto, foi criticada nas redes sociais, já que ele se justificou dizendo que a avó paterna trabalhou como doméstica.

Durante o discurso, no evento de lançamento de uma nova linha de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal, o ministro disse que o planejamento da política econômica é pensado para todos os brasileiros, particularmente naqueles “mais humildes”.

O economista ressaltou que não teve a intenção de ofender as domésticas e lembrou que a avó paterna era do lar.

+ Paulo Guedes aprova alta do dólar: ‘Empregada doméstica estava indo pra Disney, uma festa danada’

“Justamente, também as famílias mais humildes, empregadas domésticas, inclusive, a quem eu peço desculpas, se puder ter ofendido, dizendo que a mãe do meu pai foi uma empregada doméstica”, disse.

Relembre a ofensa

Desculpas não convencem

Nas redes sociais, o pedido de desculpas de Paulo Guedes não convenceu os internautas. “Isso de o Paulo Guedes dizer que a avó dele era empregada doméstica é tipo: ‘Eu não sou racista, tenho até amigos negros'”, escreveu um usuário do Twitter.

“Paulo Guedes falou: ‘A mãe do meu pai era empregada doméstica’. Entendi. Deve ser por isso que ele não a chama de avó”, comentou outro internauta. O comentário de que o ministro se refere a avó como mãe de seu pai foi feito por vários usuários das redes.

Sorteio de viagens

Após a fala de Guedes, uma empresa resolveu sortear uma viagem para Orlando. Para participar é preciso trabalhar como babá, assistente pessoal, faxineira, caseiro ou empregada doméstica, dentre outras funções.

+ Em resposta a Paulo Guedes, empresa faz sorteio para levar doméstica à Disney

Os interessados em concorrer à viagem precisam se cadastrar no site da Simplyang até o dia 31 de março. Qualquer funcionário doméstico que tenha trabalhado com carteira assinada nos últimos 12 meses poderá tentar a sorte.

O sorteio acontecerá no dia 23 de abril, às 15h.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!