Caos no Ceará: 29 pessoas são assassinadas em 24 horas

ataque ceara greve policia
Ceará registra recorde de homicídios (Redes Sociais/ Reprodução)

Com Agência Brasil

Em 24 horas, 29 pessoas foram assassinadas no Ceará. Em meio ao movimento dos policiais e bombeiros pelo aumento dos salários, o Estado registrou o período mais violento (entre quarta-feira e quinta-feira). O dia anterior com o maior índice de assassinatos havia sido no dia 18 de janeiro, quando 17 crimes do tipo foram registrados.

Nessa quinta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas no Ceará, a pedido do governador Camilo Santana. Parte dos policiais militares estão amotinados em quarteis e batalhões. Por lei, policiais militares não podem fazer greve. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e vale pelo período de 20 a 28 de fevereiro.   

“Acabei de assinar a GLO para Fortaleza [na verdade, para todo o Ceará], o governador preencheu os requisitos”, disse Bolsonaro na porta do Palácio do Alvorada, residência oficial.

Cid Gomes baleado

Nessa quarta-feira (19), o senador licenciado Cid Gomes, do Ceará, foi atingido por dois disparos de arma de fogo ao tentar furar um bloqueio feito por policiais grevistas no 3º Batalhão da Polícia Militar de Sobral, cidade a 275 quilômetros de Fortaleza. Depois de realizar uma cirurgia de emergência na cidade, o senador foi transferido para a capital e está fora de perigo.

+ Senador Cid Gomes leva tiros durante protesto de policiais no Ceará

Força Nacional 

Além das Forças Armadas, um grupo de agentes da Força Nacional de Segurança Pública embarcou para Fortaleza nesta quinta-feira. O envio da Força Nacional ao Ceará foi determinado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, após solicitação do governador Camilo Santana em meio à crise de segurança no estado. 

Inicialmente, eles ficarão no estado por 30 dias. A portaria, autorizando a medida, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). Em 2019, o governo federal já havia enviado a Força Nacional para conter uma onda de violência no estado nordestino. 

Veja o momento em que homens encapuzados cercam uma viatura da Polícia Civil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!