‘É São Pedro triste’: BH amanhece escura e nublada após ‘fim’ do Carnaval; alerta de chuva é emitido

chuva belo horizonte
BH amanheceu com muita chuva na manhã desta quarta-feira (Vitor Fernandes/BHAZ)

Belo Horizonte amanheceu com muita chuva nesta Quarta-feira de Cinzas (26), com o céu bastante escuro, fechado. As pessoas brincam que o tempo “está triste” pelo fim do Carnaval. A previsão, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é que as chuvas persistam até o final de fevereiro. A Defesa Civil emitiu um novo alerta, e os belo-horizontinos devem ficar atentos.

O Carnaval do calendário tradicional chegou ao fim ontem – já a folia oficial vai até o fim de semana. A cidade começa a voltar com sua rotina, com quase todas as vias liberadas. Andando pela capital é possível perceber que as pessoas ainda tentam “se recuperar” dos dias intensos de folia.

Nas redes sociais, muitos elogios à festa de Belo Horizonte, em um Carnaval que vai deixar saudades para muitos. “O melhor do Carnaval em BH é a vibe, todo mundo só quer beber, dançar, andar até morrer e tá tudo certo. Não vi uma briga nos blocos que fui, todo mundo respeitando o espaço do outro, mesmo bêbado. Não vi gente sendo roubada, nada de ruim acontecendo”, disse uma pessoa no Twitter.

Para outra pessoa, o Carnaval da cidade se supera a cada ano. “Eu achava que o carnaval de 2018 foi o melhor, mas o de 2019 foi bem melhor que ele. O carnaval de 2020 foi melhor que o de 2019. O carnaval de BH não pode acabar”, disse. Veja a repercussão:

Vem água aí!

Caiu pouca chuva durante a folia na capital mineira mas, agora, a previsão é que chova todos os dias neste fim de fevereiro. De acordo com o Inmet, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado até o sábado (29). Para esta quarta-feira, a temperatura mínima é de 19ºC, e a máxima pode chegar a 28ºC.

A Defesa Civil emitiu um alerta com possibilidade de pancadas de chuva, de 20 a 40 milímetros, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até às 8h desta quinta-feira (27)

Cuidados com a chuva

Durante os temporais alguns cuidados precisam ser tomados pela população. A Defesa Civil pede para evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões.

Veja as orientações:

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!