Home NotíciasBH‘É São Pedro triste’: BH amanhece escura e nublada após ‘fim’ do Carnaval; alerta de chuva é emitido

‘É São Pedro triste’: BH amanhece escura e nublada após ‘fim’ do Carnaval; alerta de chuva é emitido

chuva belo horizonte

Belo Horizonte amanheceu com muita chuva nesta Quarta-feira de Cinzas (26), com o céu bastante escuro, fechado. As pessoas brincam que o tempo “está triste” pelo fim do Carnaval. A previsão, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é que as chuvas persistam até o final de fevereiro. A Defesa Civil emitiu um novo alerta, e os belo-horizontinos devem ficar atentos.

O Carnaval do calendário tradicional chegou ao fim ontem – já a folia oficial vai até o fim de semana. A cidade começa a voltar com sua rotina, com quase todas as vias liberadas. Andando pela capital é possível perceber que as pessoas ainda tentam “se recuperar” dos dias intensos de folia.

Nas redes sociais, muitos elogios à festa de Belo Horizonte, em um Carnaval que vai deixar saudades para muitos. “O melhor do Carnaval em BH é a vibe, todo mundo só quer beber, dançar, andar até morrer e tá tudo certo. Não vi uma briga nos blocos que fui, todo mundo respeitando o espaço do outro, mesmo bêbado. Não vi gente sendo roubada, nada de ruim acontecendo”, disse uma pessoa no Twitter.

Para outra pessoa, o Carnaval da cidade se supera a cada ano. “Eu achava que o carnaval de 2018 foi o melhor, mas o de 2019 foi bem melhor que ele. O carnaval de 2020 foi melhor que o de 2019. O carnaval de BH não pode acabar”, disse. Veja a repercussão:

Vem água aí!

Caiu pouca chuva durante a folia na capital mineira mas, agora, a previsão é que chova todos os dias neste fim de fevereiro. De acordo com o Inmet, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado até o sábado (29). Para esta quarta-feira, a temperatura mínima é de 19ºC, e a máxima pode chegar a 28ºC.

A Defesa Civil emitiu um alerta com possibilidade de pancadas de chuva, de 20 a 40 milímetros, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até às 8h desta quinta-feira (27)

Cuidados com a chuva

Durante os temporais alguns cuidados precisam ser tomados pela população. A Defesa Civil pede para evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões.

Veja as orientações:

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Vitor Fernandes

Vitor Fernandes

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva da UOL.

Comentários