‘Libera o manjericão, condena a mineração’: Bloco que ‘finaliza’ folia em BH espalha irreverência e protesto

bloco manjericao carnaval bh
‘Libera o manjericão e condena a mineração’, protesta os foliões do bloco (Moisés Teodoro/BHAZ)

Com Marcela Gonzaga e Moisés Teodoro

Um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de BH, o bloco Manjericão realizou seu cortejo tradicional entre a madrugada e o início da manhã desta Quarta-feira de Cinzas (26). Com tom politizado, a atração falou sobre a legalização da maconha, além de criticar a mineração em Minas Gerais e pedir a renúncia do governador Romeu Zema (Novo).

+ Bloco Manjericão arrasa novamente ao fazer serenata para idosos; assista e comova-se

Todo ano o local de saída é um mistério, relevado sempre com pouca antecedência. Em alusão à maconha, a concentração ocorre sempre às 4h20 (leia mais aqui). Este ano, o bloco saiu da portaria do Parque da Serra do Curral, seguiu para Praça do Papa e dispersou no Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O cortejo saiu com meia hora de atraso, às 7h, e debaixo de muita chuva. Mesmo assim, os foliões não desanimaram e percorreram todo o trajeto com muita alegria e irreverência.

+ Cadela recebe serenata durante Carnaval de BH e vídeo viraliza na internet

Durante o trajeto, uma faixa com os dizeres “libera o manjericão, condena a mineração” foi exposta para o público. A pauta da liberação da maconha é o tema principal do bloco, e o discurso em relação a isso foi bem forte durante o cortejo.

Além disso, como em todo o Carnaval, duras críticas também foram feitas do governador Romeu Zema (Novo). Sob gritos de “Fora Zema”, as pessoas pediram a renúncia do político.

Confira cliques feitos pelo BHAZ:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!