Toro Ranch tem visual diferente, motor 2.0 a diesel e tração 4×4


Embora não seja a versão topo de linha da Toro, a opção que avaliamos, a Ranch, tem bom nível de equipamentos e de acabamento, visual externo e interno diferenciados (estribos laterais, santantônio, rodas de liga na cor prata, revestimento interno em vinil e couro e acabamento marrom, etc.) e um conjunto bem afinado de motor (2.0 a diesel, que rende 170cv), câmbio (automático de nove marchas) e tração (opção de engate de 4×4). Por outro lado, o preço é um pouco salgado, faltam airbags laterais e o motorista tem que fazer mais manobras em vagas apertadas.

A versão Ranch traz como diferenciais externos estribos laterais, santantônio cromado, engate de reboque removível, barras longitudinais no teto, faróis com luzes diurnas, faróis de neblina direcionais, rodas de liga de 18 polegadas na cor prata, soleira metálica, para-barro e maçanetas e capas dos retrovisores com acabamento imitando metal.

Bancos marrons

Por dentro, destaque para o bom nível de acabamento em geral, o revestimento em couro marrom dos bancos, o acabamento com pintura marrom na moldura do rádio, saídas de ar, alça da porta e volante; o volante multifuncional, que abriga comandos do som, do multimídia e do computador de bordo e o interior escurecido (teto, colunas, etc.).

Em termos de espaço interno, a Toro proporciona conforto para quatro adultos e uma criança. A picape leva uma tonelada (incluindo os ocupantes) e a caçamba (segundo a Fiat) tem capacidade cúbica de 820 litros, protetor do vidro traseiro e da própria caçamba, iluminação, a prática solução da dupla abertura da tampa traseira e ganchos suficientes (oito) para a amarração da carga.

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A lista de equipamentos de conforto contempla ar de duas zonas, banco do motorista com regulagens elétricas e coluna de direção com regulagens de distância e altura (facilita para encontrar uma boa posição de dirigir), console central com porta-objetos refrigerado (bom para manter uma bebida gelada) e uma central multimídia com tela de boa visualização e fácil de operar.

Pacote de segurança

O pacote de segurança inclui controles de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa e controle de descida, mas deixa de fora airbags laterais.

A posição de dirigir é boa e a assistência elétrica está bem calibrada, o que ajuda bastante na hora das manobras, já que o motorista tem que fazer um número maior de manobras para sair de vagas mais apertadas. Também ajuda o sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré.

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Bom fôlego

Em movimento, o motor diesel tem bom fôlego para dar desenvoltura à picape, que beira as duas toneladas. Mas é preciso manter os giros mais elevados para a boa performance.

O câmbio de nove marchas merece elogios: responde rápido (principalmente com as trocas manuais junto ao volante) e sem trancos. A suspensão traseira multlink quase faz os ocupantes esquecerem que estão em uma picape, proporcionando um bom nível de conforto.

Na terra

Numa estrada de terra pouco conservada, a Toro Ranch se saiu bem com o uso da tração 4×4 e a boa calibragem da suspensão, mas o pouco ângulo de ataque e os estribos laterais (que reduzem a altura do solo) exigem um certo cuidado nesse tipo de piso.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.956cm³ de cilindrada, 16V, turbodiesel, que gera potência de 170cv a 3.750rpm e torque de 35,7kgfm a 1.750rpm

Transmissão – Tração integral e câmbio automático de nove marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, multlink

Dimensões – Comprimento, 4,91m; largura, 1,84m; altura, 1,74m; e entre-eixos, 2,99m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/60 R18

Caçamba – 820 litros

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.931 quilos

Principais equipamentos – Controles de tração e estabilidade, alarme, ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagens elétricas, revestimento em couro dos bancos, barra de proteção do vidro traseiro, barras longitudinais no teto, capota marítima, central multimídia com tela de sete polegadas (Apple CarPlay e Android Auto), computador de bordo, console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos, volante revestido em couro, direção elétrica, estribo cromado, faróis com luzes diurnas, faróis de neblina direcionais, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa, controle de descida, luz de iluminação da caçamba, My Car Fiat, controle automático de velocidade, protetor de cárter, quadro de instrumentos colorido de sete polegadas, revestimento de caçamba, rodas de liga de 18 polegadas (na cor prata lunar), santantônio, sensores crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, coluna de direção com regulagem de altura e distância e sensor de pressão dos pneus.

Preço – R$ 165.990. Com pintura perolizada, sobe para R$ 168.990.



Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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