Zema garante que investigará excessos de policiais durante o Carnaval: ‘Repudio abuso de autoridade’

Zema investiga abusos policiais
Promessa do governador foi publicada pelas redes sociais e gerou dividiu opiniões (Arquivo Pessoal/Daniel Machado Rodrigues + @RomeuZema/Twitter/Reprodução + Arquivo Pessoal)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou nessa terça-feira (25) que irá investigar possíveis abusos policiais ocorridos durante o Carnaval. Algumas pessoas denunciam excessos por parte dos militares e, em alguns casos, até mesmo agressões gratuitas.

Zema publicou pelo Twitter a promessa de investigação e garantiu que, caso seja comprovada má conduta, os autores serão penalizados. “Repudio veementemente todo e qualquer abuso de autoridade, ato de violência física ou moral contra o cidadão”, escreveu.

A declaração do governador dividiu opiniões nas redes sociais. Alguns defendem que a PM deve usar a força para reprimir a criminalidade. “Deixa a polícia trabalhar usando a força necessária para cada situação de perigo”, escreveu uma usuária do Twitter.

Por outro lado, alguns lembraram que Zema concedeu aumento para os servidores da segurança pública em detrimento dos professores estaduais. “Vai punir os que abusaram do poder com um novo aumento, governador?”, provocou um internauta.

+ ‘Ninguém chama professor para acabar com greve da PM’: Especialista analisa conflito histórico entre categorias

Relembre alguns casos

A atuação da Polícia Militar durante o Carnaval acabou se tornando alvo de críticas por parte da população. As tensões começaram quando a PM fez uma exigência impossível de ser cumprida por alguns blocos da cidade, a seis dias do Carnaval (entenda aqui).

+ Autoridades cobram, a 6 dias do Carnaval, exigência impossível de ser cumprida em Minas

Em um dos casos, uma jovem denunciou ter sido agredida pelos militares. Ao BHAZ, ela contou que estava tentando socorrer um folião ferido, quando foi abordada violentamente pelos policiais e chegou a ter a roupa arrancada (leia aqui).

+ Mulher tenta ajudar rapaz esfaqueado e é agredida por policiais de BH; PM nega excesso

Em um outro episódio, o engenheiro Daniel Machado relata que criticou a truculência dos policias com um morador de rua e foi agredido. O homem foi violentamente espancado e chegou a ficar com uma marca de coturno no rosto (veja aqui).

+ ‘Questionei a truculência de um PM com um morador de rua e fui agredido’

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!