Galo consegue ofuscar pior crise do Cruzeiro e futebol mineiro ‘respira por aparelhos’

atletico cruzeiro time
O momento é crítico tanto para o Atlético quanto para o Cruzeiro (Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético + William Roth/Light Press/Cruzeiro)

Até o final do ano passado, o atleticano tinha motivo para sorrir. Apesar de não ter conquistado títulos em 2019, o Galo viu seu rival enfrentar uma crise histórica e ser rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez. Agora, ainda no início de 2020, o time conseguiu acabar com qualquer esperança de sucesso durante o ano.

Com as duas eliminações precoces na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, a demissão do técnico Rafael Dudamel e sua comissão técnica após 10 jogos, do diretor de futebol e do gerente de futebol do clube, o Atlético só tem o Campeonato Mineiro e um Brasileirão improvável para tentar amenizar a situação.

Os anos de 2019 e 2020 mancham a história do futebol mineiro e o torcedor de cada time vem se contentando, por enquanto, apenas com as derrotas de quem está do outro lado. Com Atlético e Cruzeiro em quarto e quinto lugar, respectivamente, na sexta rodada do Campeonato Mineiro, a taça pode acabar não sendo levantada por nenhum dos dois.

‘Bi eliminado’

Fundado em 2013, o Afogados da Ingazeira, time do sertão pernambucano, eliminou o Atlético em sua primeira participação em uma competição nacional, na quarta-feira (26). Em quase 112 anos, o torcedor do Galo vê nessa derrota um dos maiores vexames da história do time.

+ Vexame! Mesmo com um a mais, Galo não supera time do sertão pernambucano e é eliminado nos pênaltis

Menos de uma semana antes, na quinta-feira do dia 20, o time conseguiu vencer o Unión de Santa Fé, da Argentina, mas não conseguiu superar o revés de 3 a 0 do jogo de ida e acabou eliminado da Copa Sul-Americana ainda na primeira fase da competição.

+ Galo joga bem e empolga torcida, mas nem o ‘Eu acredito’ evita eliminação da Copa Sul-Americana

Com isso, mesmo sendo o único time mineiro na Série A, o Atlético já deixou duas das quatro competições a serem disputadas no ano, enquanto o Cruzeiro ainda tem chance na Copa do Brasil. A Raposa enfrenta o Boa Esporte pela segunda fase do mata-mata, na próxima quarta-feira (4).

Demissão em menos de dois meses

O técnico venezuelano Rafael Dudamel foi anunciado pelo Atlético no dia 4 de janeiro e demitido no dia 26 de fevereiro. Com 10 jogos disputados – quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas – ele é a demissão mais precoce da história do time desde 2004, quando Mário Sérgio foi demitido após 9 partidas.

Agora, Dudamel e sua comissão técnica se juntam a Argel Fucks, ex-Ceará, Alberto Valentim, ex-Botafogo, e Guto Ferreira, ex-Sport, no time de treinadores demitidos de times da primeira divisão no início da temporada de 2020.

Valentim estava no comando do Botafogo desde outubro de 2019 e disputou 17 partidas. Argel Fucks chegou no Ceará em novembro do mesmo ano e comandou o time por 8 jogos. Já Guto Ferreira também não resistiu à eliminação da Copa do Brasil e deixou o Sport depois de 55 partidas.

O venezuelano havia sido contratado como um projeto de longa duração, com contrato até o fim de 2021. Depois da eliminação da Copa do Brasil, a torcida do Galo se dividiu entre quem defendia a saída de Dudamel e quem achava que deviam “deixar o homem trabalhar”.

Em pouco mais de quatro anos, o Atlético já passou por dez mudanças de técnico. Após a saída de Levir Culpi, em 2015, já assumiram o time: Aguirre, Marcelo Oliveira, Roger Machado, Rogério Micale, Oswaldo de Oliveira, Thiago Larghi, Levir Culpi novamente, Rodrigo Santana, Vagner Mancini e Rafael Dudamel.

Cruzeiro não ajuda

A situação está difícil para o atleticano, mas para o torcedor cruzeirense também não tem muita coisa que salve. Prestes a disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez, a campanha do Cruzeiro no Mineiro e na Copa do Brasil não impressiona.

Na primeira fase da competição nacional, a Raposa passou aperto e empatou por 2 a 2 contra o São Raimundo de Roraima, que disputa a Série D do Brasileirão.

+ Suado! Cruzeiro passa aperto contra São Raimundo, mas garante classificação e R$ 1,3 milhão

Em sexto lugar no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro acumula três vitórias, dois empates e uma derrota, com 61% de aproveitamento, assim como o Atlético. O time só não foi derrotado pelo Patrocinense, na sexta rodada, por causa de um gol aos 49 minutos da etapa final.

+ Sem inspiração, Cruzeiro empata no último lance e pequenos assumem a ponta da tabela

Enquanto a volta de Diego Tardelli ao Atlético agita a torcida alvinegra, é o retorno de Marcelo Moreno que dá esperança ao cruzeirense. Mas, por enquanto, nenhum dos times deu motivo para que a torcida comemore alguma coisa em 2020.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!