Donos da cerveja Corona declaram prejuízo de 762 milhões de reais após surgimento do coronavírus

cerveja corona tem prejuízo após coronavírus
Apesar da coincidência, empresários não culpam o nome da bebida (@corona/Instagram/Reprodução + @e_luosi/Twitter/Reprodução)

A empresa que é responsável pela cerveja Corona, AB InBev, enfrentou o seu pior semestre nos últimos 10 anos. A corporação declarou que, nos últimos dois meses, desde o surgimento do novo coronavírus, teve um prejuízo de 170 milhões de dólares, o que equivale a 762 milhões de reais. As informações são do jornal britânico Independent.

A corporação também é responsável pela Budweiser, Stella Artois e Beck’s. A perda declarada pela empresa foi somente nos recebimentos na China, principal país afetado pelo novo coronavírus. O número de mortes causadas pela doença já chega a 2,7 mil.

+ Número de mortes por coronavírus na China já chega a 2,7 mil; discriminação contra asiáticos preocupa

Esse período seria um ótimo momento para a empresa no país asiático, por causa do ano novo lunar. Agora, o prejuízo obrigou a empresa a cortar os bônus dos chefes executivos e ter um dos menores lucros trimestrais dos últimos tempos.

O coronavírus

Autoridades do setor de saúde da China disseram que, na quinta-feira (27), mais 44 pessoas morreram por causa do novo coronavírus, elevando o número total de mortes na China continental para 2.788. Muitas das mortes ocorreram na província de Hubei, o epicentro do surto.

Apesar da coincidência, a AB InBev acredita que a queda nos lucros é causada pelo menor número de pessoas saindo em público na China para evitar pegar o coronavírus. Isso está tendo um peso na vida noturna, com vários bares e restaurantes ficando fechados.

O CEO da empresa, Carlos Brito, explica que o negócio da empresa tem tudo a ver com a vida noturna e as saídas com amigos e famílias. “Tudo está próximo de voltar ao normal, nós estamos preparando para o retorno quando as coisas voltarem a normalidade”, avalia.

Ainda assim, uma pesquisa com cidadãos estadunidenses revela que mais de um terço dos consumidores de cerveja não compraria a marca, sob nenhuma circunstância. O estudo foi conduzido pela 5W Public Relations e indica que a AB InBev deve ter prejuízo internacional pela associação com o nome da nova epidemia.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!