‘Nos queremos vivas’: Ato pelo fim da violência contra a mulher volta a BH neste domingo

8 M ato mulheres bh
Praça Raul Soares será palco da manifestação (Amanda Dias/BHAZ + Rovena Rosa/Agência Brasil)

No próximo domingo (8), Belo Horizonte será, mais uma vez, palco de um ato simbólico e já tradicional em diversas cidades do Brasil: a Marcha 8M. O evento ocorre desde 2018 nesta mesma data, que não foi escolhida por acaso. Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher e foi adotado pelas idealizadoras do movimento como um símbolo da luta contra a violência, o machismo e os ataques sofridos diariamente por mulheres.

Este ano, a concentração do ato será na Praça Raul Soares, no Centro de BH, às 9h. Durante a manifestação, estão programadas diversas intervenções artísticas e ativistas e atividades culturais, como rodas de capoeira de mulheres, performances, poesia, show e muito mais. O evento ainda vai contar com a presença de baterias dos blocos femininos de BH.

O ato de 2020 está sendo planejado desde dezembro do ano passado, por aproximadamente 50 organizações de mulheres, reunidas entre movimentos sociais, mulheres independentes, coletivos e agrupações feministas. A proposta foi levar a diferentes espaços temas que antes não eram debatidos.

De acordo com a organização, a proposta este ano é buscar “justiça para todas as Marielles” – em referência à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, executada em março de 2018: “Estamos contra as privatizações, contra as violências machistas, contra as violências sexuais, contra o feminicídio e transvesticídio. Nossa luta é pela vida das mulheres, é pelo direito, autonomia e soberania do nosso próprio corpo”.

O movimento acontece simultaneamente em todas as principais cidades do mundo e, dentre as diversas pautas envolvidas nas reivindicações, a principal bandeira levantada é simples: “Basta de violência machista. Nós nos queremos vivas e livres”.

8 de Março Unificado

Onde? Concentração na Praça Raul Soares, no centro de BH

Quando? Domingo, 8 de março, às 9h

Quanto? GRATUITO

Informações? Acesse aqui

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!