Torcida do Colo-Colo rejeita contratação de Felipão por elogios ao ditador Pinochet

A torcida repudiou as declarações de Felipão sobre o ditador chileno (Antifascistas De La Garra Blanca/Facebook/Reprodução + Sebastian Ordenes/Colo-Colo/Divulgação)

A especulação da contratação do técnico Luiz Felipe Scolari pelo Colo-Colo, time chileno, não agradou parte dos torcedores do clube. Uma torcida organizada divulgou um manifesto em repúdio à possível chegada do treinador brasileiro, por causa de comentários positivos que ele fez em relação ao ditador chileno Augusto Pinochet.

Em 1998, em entrevista à Rádio Jovem Pan, Felipão afirmou que “Pinochet fez muita coisa boa também. Ajeitou muitas coisas lá (no Chile). O pessoal estava meio desajeitado”. “Ele pode ter feito uma ou outra retaliaçãozinha aqui e ali, mas fez muito mais do que não fez. Há determinados momentos que ou o pessoal se ajeita ou a anarquia toma conta”, completou.

A torcida Antifascistas De La Garra Blanca repudiou a fala de Felipão e se opôs ao fascismo na nota divulgada nas redes sociais. “Vamos declarar guerra à chegada de Scolari e, a qualquer pessoa que abrace práticas e ideias fascistas. Te declaramos persona non grata no Colo-Colo e povo do Chile”, diz a publicação (leia na íntegra abaixo).

A ditadura de Augusto Pinochet no Chile durou quase 17 anos e se estendeu entre 1973 e 1990. O general do exército chileno assumiu o poder depois de liderar um golpe militar no país e o regime resultou na morte de mais de 3.200 pessoas e na tortura de cerca de 38.000 chilenos.

Nota de repúdio

“DIZEMOS ‘NÃO’ AO FASCISMO NO COLO-COLO
Nos enoja saber que Luiz Felipe Scolari seja pretendido pelos nefastos da diretoria como treinador de nosso grande clube. Um sujeito nefasto que não teve vergonha em elogiar o genocida Pinochet e indicar que, às vezes, é necessária a violação dos direitos humanos para manter a ordem.
É isso que queremos para o Colo-Colo? Ainda mais agora, em que a tirania de Piñera matou e mutilou nosos irmãos e irmãs por conta do mesmo pensamento plantado por esse sujeito, a chamada ‘ordem pública’. Nós dizemos NÃO ao fascismo no Colo-Colo, NÃO ao pinochetismo em nosso clube, que tem origens populares e rebeldes, por isso nunca as trajetórias e triunfos de alguém primarão sobre seu pensamento, posição política e sobretudo seus valores humanos. Colo-Colo não deve ter nenhuma relação com aqueles que elogiem a repressão contra um povo que só exige aquilo que é justo e foi furtado do direito de uma vida digna durante décadas.
Nós, do coletivo Antifascistas de la Garra Blanca, vamos declarar guerra à chegada de Scolari e de qualquer um que abrace práticas e ideias fascistas. Nós avisamos. Te declaramos persona non grata no Colo-Colo e povo do Chile. E vocês da diretoria não passarão impunes por rirem na cara de nossa gente.”

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!