Torcedor argentino ignora policiais e imita macaco para torcida do Santos: ‘Ninguém vê isso?’

O torcedor foi filmado por santistas na Argentina (@fabio_conde/Twitter/Reprodução)

Mais um episódio racista foi registrado em uma partida de futebol e, desta vez, ao lado de policiais. Na estreia do Santos pela Libertadores, na Argentina, um torcedor do Defensa y Justicia foi filmado imitando um macaco para a torcida santista, na terça-feira (3).

No vídeo publicado nas redes sociais, registrado por um torcedor brasileiro, o homem faz os gestos racistas ao lado de vários policiais e, mesmo sendo filmado, não se intimida e continua imitando um macaco. O Santos enfrentou o Defensa y Justicia no estádio Norberto Tomaghello, na província de Florencio Varela, região metropolitana de Buenos Aires.

Nas imagens, ainda é possível ouvir um torcedor brasileiro indignado com a atitude do argentino. “Ninguém vê isso? Vai tomar no c*”, questiona, exaltado. Segundo o GloboEsporte.com, os santistas que foram alvos do ataque provocavam os argentinos com sinais de “três”, referentes aos três títulos da Libertadores que o Peixe já conquistou.

Eles também afirmaram, ainda ao GloboEsporte.com, que mostraram o vídeo para a polícia que fazia a segurança da partida, mas ninguém fez nada. Na internet, usuários suspeitam que um dos policiais que aparecem no vídeo tenha dado risada da atitude do torcedor.

No Twitter, o Defensa y Justicia repudiou a atitude do torcedor. “Em Florencio Varela sempre se trata com respeito e cordialidade quem nos visita. Desde já pedimos desculpas ao Santos”, diz a publicação.

O Santos se posicionou contra a atitude preconceituosa e afirmou que entrará com uma representação, junto à Conmebol, em relação ao episódio. “Esperamos que identifiquem e afastem este racista de seus jogos. Libertadores é um espaço de rivalidade, disputa dura, mas nunca de preconceito em nossas arquibancadas” diz um trecho da nota (leia na íntegra abaixo) publicada nesta quarta-feira (4).

O time brasileiro derrotou o Defensa y Justicia por 2 x 1, de virada, com os dois gols sendo marcados no segundo tempo. O Santos volta a jogar pela Libertadores na próxima terça-feira (10), contra o clube equatoriano Delfin, na Vila Belmiro, em São Paulo.

Nota do Santos

“O Santos FC entrará com a devida representação junto à Conmebol em relação ao inadmissível episódio de racismo na partida de ontem. Esperamos que identifiquem e afastem este racista de seus jogos. Libertadores é um espaço de rivalidade, disputa dura, mas nunca de preconceito em nossas arquibancadas. O combate ao racismo é responsabilidade de todos os clubes do continente. Em nome da tolerância temos a obrigação de não tolerar o intolerante.”

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!