Livros escritos por mulheres são disponibilizados gratuitamente na web

livros mulheres
O livro “O voto feminino no Brasil” é um dos livros disponibilizados gratuitamente (O voto feminino no Brasil/Divulgação + Amanda Dias/BHAZ)

No mês da mulher, tão importante quanto comemorar é se informar sobre a vivência e a resistência feminina na sociedade, a luta por direitos e a história do movimento feminista no mundo. Para isso, uma lista com e-books gratuitos escritos por mulheres está sendo compartilhada nas redes sociais, para que cada vez mais pessoas entrem em contato com as temáticas.

Os treze livros selecionados estão disponíveis na loja do Kindle, da Amazon. Mas, para aproveitar a leitura, não é necessário ter o e-reader: os e-books podem ser acessados pelo computador ou pelo aplicativo do Kindle em dispositivos móveis, gratuitamente. Confira a seleção de livros:

Sejamos todos feministas

Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Sobre o quê? Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade.
Onde baixar: Clique aqui

O voto feminino no Brasil

Autora: Teresa Cristina de Novaes Marques
Sobre o quê? Você sabe quem foi a primeira mulher eleita deputada federal? Sabia que já existiu um Partido Republicano Feminino? E qual foi o estado brasileiro a autorizar o primeiro voto feminino? Ao destacar importantes mulheres que imprimiram força e personalidade, marcaram época e inspiram gerações, a autora revisita os principais momentos em que as ideias de participação feminina na vida política foram debatidas pelo Poder Legislativo. Abordando a questão da igualdade de gênero na política, um tema bastante atual, essa é uma obra sobre democracia e coragem civil que convida as mulheres a continuarem a lutar, resistir, elevar a voz e se fazer ouvir.
Onde baixar: Clique aqui

Visões do feminino: a medicina da mulher nos séculos XIX e XX

Autora: Ana Paula Vosne Martins
Sobre o quê? O livro, ao mesmo tempo que enfoca o nascimento de duas especialidades da medicina – a obstetrícia e a ginecologia – aborda, a partir de pesquisa aprofundada – o nascimento de todo um discurso que pretendia conhecer a natureza feminina. Quando o corpo feminino passa a ser um objeto de estudo e quando o discurso médico-científico passa a discursar sobre este corpo, a medicina também se torna responsável pela construção de muitos mitos ainda hoje presentes no imaginário ocidental acerca da mulher.
Onde baixar: Clique aqui

Úrsula e outras obras

Autora: Maria Firmina dos Reis
Sobre o quê? O livro é mais um volume da série Prazer de Ler, a coletânea com as obras de Maria Firmina dos Reis, primeira escritora negra de que se tem notícia em nossa literatura e pioneira na denúncia da opressão a negros e mulheres no Brasil do século XIX. A coletânea busca reafirmar a importância da obra de Firmina, mulher, negra, educada, maranhense e uma voz da resistência feminina. A força de sua literatura é um convite à reflexão sobre temas como a escravidão, o sexismo e o lugar da mulher na sociedade paternalista e escravocrata da qual foi contemporânea.
Onde baixar: Clique aqui

Brasil: uma biografia – Pós-escrito

Autoras: Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling
Sobre o quê? Neste pós-escrito de “Brasil: uma biografia”, as autoras lançam um olhar atualizado sobre os acontecimentos recentes e decisivos do país. A democracia posta em xeque, os desdobramentos das manifestações populares e o impeachment de Dilma Rousseff são alguns dos temas tratados pelas pesquisadoras, que mantêm o rigor na pesquisa e o texto fluente da obra lançada em 2015.
Onde baixar: Clique aqui

Pride and Prejudice

(Livro disponível em inglês. Título em português: Orgulho e preconceito)
Autora: Jane Austen
Sobre o quê? Neste clássico, Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.
Onde baixar: Clique aqui

Jane Eyre

(Livro disponível em inglês)
Autora: Charlotte Brontë
Sobre o quê? Jane Eyre narra a história de vida da heroína homônima. Quebrando paradigmas e criticando a realidade vitoriana da época, ela desafia o destino imposto às mulheres e as posições sociais que elas deveriam ocupar. Recheado de características góticas, o romance possui personagens inesquecíveis e transformadores, como a figura do misterioso Rochester, patrão de Jane e peça vital da narrativa.
Onde baixar: Clique aqui

Mulher, Sociedade e Vulnerabilidade

Autoras: Patrícia Tuma Martins Bertolin, Denise Almeida de Andrade e Monica Sapucaia Machado
Sobre o quê: Os estudos aqui apresentados problematizam as condições da existência em situação de vulnerabilidade e defendem, através da afirmação, garantia e concretização dos direitos humanos fundamentais, o reconhecimento desses grupos. Nesse percurso, o acúmulo das terias feministas, bem como dos estudos de gênero são muito bem-vindos porque permitem sair do lugar tradicional do Direito e avançar em um reflexão muito menos linear, mais muito mais colorida, complexa e cheia de possibilidades.
Onde baixar: Clique aqui

A Vindication of the Rights of Woman

(Livro disponível em inglês. Título em português: Uma Reivindicação pelos Direitos da Mulher)
Autora: Mary Wollstonecraft
Sobre o quê? Primeira obra feminista, este tratado publicado em 1792 ainda se encaixa no debate contemporâneo, por sua relevância inquestionável: planta a raiz do pensamento feminista e da emancipação política das mulheres. Atualmente o debate sobre a igualdade de gênero está consagrado e vivo na sociedade. As mulheres estão cada vez mais conscientes de seu papel e de sua importância no mundo. Apesar de várias batalhas vencidas, a guerra por igualdade de gênero ainda é uma realidade que se arrasta desde a primeira publicação deste texto, quando o termo “feminismo” ainda não existia.
Onde baixar: Clique aqui

Deus e o diabo no humor das mulheres: contos, casos e crônicas com humor escritos por mulheres

Autora: Alba Valeria Tinoco Alves Silva
Sobre o quê? Com o intuito de problematizar o lugar da mulher na produção humorística, a autora tece considerações a respeito da relação mulher/humor, sob diversas óticas do pensamento, como a psicanálise, a antropologia, a filosofia e a linguística. O livro surge com a premissa de desconstruir a lógica de que a via cômica é uma forma de expressão exclusivamente masculina.
Onde baixar: Clique aqui

Emma

(Livro disponível em inglês)
Autora: Jane Austen
Sobre o quê? Emma é profunda, talvez por isso seja a única personagem dos seis livros publicados de Austen, cujo próprio nome é também o título da obra. O livro é um ótimo exemplo de sagacidade e ironia, típicos da escrita de Jane Austen, e é considerado por muitos seu romance mais elaborado. A habilidade que a escritora teve em demonstrar os diversos aspectos da natureza humana de forma bastante realista e afetuosa eleva esta obra a uma sátira brilhante.
Onde baixar: Clique aqui

Bloodchild

(Livro disponível em inglês)
Autora: Octavia E. Butler
Sobre o quê? Anos atrás, um grupo conhecido como os “Terranos” deixaram a Terra à procura de uma vida livre de perseguição. Agora eles vivem com os Tlic, uma raça de aliens que enfrentam a extinção; a única chance de sobrevivência deles é plantar suas larvas dentro do corpo dos humanos. Quando Gan, um garoto jovem, é escolhido para carregar ovos dos Tlic, ele enfrenta um dilema: ele realmente pode ajudar a espécie com a qual ele cresceu, mesmo se isso signifique sacrificar sua própria vida?
Onde baixar: Clique aqui

Viva a vagina – Trecho gratuito

Autoras: Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl
Sobre o quê? Um convite para conhecer seu corpo melhor: neste trecho exclusivo em e-book do livro Viva a vagina, você irá começar a entender um pouco melhor o aparelho sexual feminino. Descubra a linguagem divertida e informativa de Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl, duas estudantes de medicina que se uniram para desmistificar e esclarecer todos os mistérios e mal entendidos que afetam a saúde e bem estar das mulheres.
Onde baixar: Clique aqui

Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.