‘Elas na direção’: Uber anuncia vantagens para atrair motoristas mulheres e diminuir abismo em BH

uber mulheres passageiras
Ferramenta “U-Elas” estará disponível a partir do dia 30, em Belo Horizonte (Uber/Divulgação + Amanda Dias/BHAZ)

As motoristas da Uber poderão escolher levar somente passageiras mulheres a partir do próximo dia 30, em Belo Horizonte. A ferramenta U-Elas é lançada junto com o projeto “Elas na Direção”, que visa diminuir a desigualdade entre homens e mulheres no mercado, além de mais segurança a parceiras e clientes da plataforma. Além da capital mineira, Brasília (DF), Goiânia (GO), Manaus (AM), Recife (PE) e Salvador (BA) são outras cidades contempladas. 

O projeto foi criado em parceria com a Rede Mulher Empreendedora para aumentar e fortalecer a comunidade de motoristas parceiras da Uber no Brasil. Ele contempla tanto mulheres que já dirigem usando o aplicativo como aquelas que ainda não se cadastraram.

Apesar de representarem 52,4% da população em idade de trabalhar, as mulheres respondem por apenas 45,6% do nível de ocupação no país, enquanto os homens são 64,3%, de acordo com dados do IBGE. Dos 600 mil motoristas cadastrados no aplicativo, apenas 6% são mulheres. Em BH, as motoristas estão ainda em menor número, com apenas 4,6% de adesão na plataforma.

“BH é uma das cidades mais importantes para Uber no Brasil. Foi uma das primeiras que começamos a operar quando a plataforma chegou. Quando a gente fala do universo de mulheres dirigindo pela plataforma, o recorte em BH é ainda menor que o número do Brasil. Com a chegada do projeto na cidade, o que queremos é oferecer mais oportunidades, mostrar para as mulheres que existem muitas vantagens em dirigir com a Uber”, explica Atalija Lima, gerente de comunicação da Uber no Brasil.

De acordo com Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil, a Uber acredita que cada viagem pode gerar uma oportunidade econômica. “Mas, analisando a base de motoristas cadastrados, vimos que ainda existe uma grande diferença entre o número de homens e mulheres que, de fato, aproveitam essa oportunidade. E os motivos vão desde a falta de conhecimento sobre o que é preciso para se cadastrar, passando pela falta de visibilidade sobre os ganhos potenciais e até os desafios de segurança que a nossa sociedade impõe”.

Pensando nisso, no fim de 2019, a Uber criou “Elas na Direção”, um programa para incentivar que mais mulheres assumam a direção das suas vidas e tenham novas alternativas de renda, conquistando seus objetivos e sua independência pessoal e financeira, como motoristas parceiras da Uber.  

Depois da fase de testes, que começou em Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Campinas (SP) e chegou a outras 7 cidades, o projeto faz sua primeira grande expansão pelo Brasil hoje. O projeto conta com ações para quem já é parceira e para quem deseja se tornar motorista. 

Somente mulheres

A ferramenta U-Elas permitirá que mulheres motoristas parceiras tenham a opção de receber somente chamadas de passageiras mulheres. A função estará disponível a partir do próximo dia 30.

“Para se sentirem mais à vontade, as motoristas podem optar por levar apenas usuárias que se identificam como mulheres, sejam cis ou trans. A ferramenta U-Elas pode ser ligada a qualquer momento e está disponível exclusivamente para parceiras mulheres”, explica a diretora geral da Uber no Brasil.

“Entendemos que este é um primeiro passo para que, no futuro, tenhamos um número suficiente de mulheres dirigindo para também oferecer essa opção para usuárias mulheres com a mesma eficiência que é marca registrada da Uber”, completa. 

Para ajudar as mulheres que querem se tornar motoristas, mas não têm carro próprio, a Uber e a Localiza Hertz fecharam uma parceria exclusiva: todas as parceiras cadastradas interessadas em alugar um veículo terão 10% de desconto sobre o valor especial já praticado pela Localiza para parceiros Uber. 

A partir desta quarta-feira (11), o projeto também conta com uma plataforma educativa que oferece cursos on-line sobre empoderamento pessoal e econômico. A plataforma está disponível por aqui.

O programa ainda oferece uma Rede de Apoio com especialistas mulheres fazendo atendimento presencial, de mulher para mulher, nos Espaços Uber. Por fim, serão realizados encontros presenciais, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e com motoristas parceiras, com conteúdos sobre empoderamento pessoal e oportunidades de ganhos.

O BHAZ acompanhou o anúncio oficial da expansão do projeto realizado hoje em São Paulo. A reportagem foi convidada e teve os custos da viagem bancados pela Uber.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!